10.4.09

HÁ OBRA EM MALCATA

MONUMENTO AO POETA LUÍS DE CAMÕES
ESTÁ A FICAR...


OK! OBRA APROVADA.




Quem não se lembra desta estátua? E que tal as obras de requalificação que a Junta de Freguesia está a fazer ao monumento? Claro que a envolvente não é a melhor, pois a paragem das camionetas não fica lá muito bem na fotografia, mas quando foi construída e quem a mandou construir apenas se preocupou em criar melhores condições às pessoas que ali esperam por transporte.
Já que a obra do monumento ainda não está terminada, aproveito para sugerir aos responsáveis da Junta para que coloquem as letras que faltam no texto da placa fixada no pedestal de pedra. Dessa forma poderemos ler melhor este texto:
LUÍS DE CAMÕES
IMORTAL POETA CANTOR
DA GRAÇA MANDADO
ERIGIR POR JOSÉ MANUEL
CORCEIRO E ESPOSA,
DOMINGOS F. NOZETI
ARGENTINA EM MEMÓRIA
DE SEUS PAIS MANUEL
JOSÉ CORCEIRO E ROSA SALINA
GONÇALVES FILHOS DESTA
TERRA E HOMENAGEM AOS
NATURAIS E EMIGRANTES
DE MALCATA
12-9-1965




SALÃO DE FESTAS E CONVÍVIO DE MALCATA











Cozinha(Exterior)






O Salão de Festas foi inaugurado muito recentemente. Fazia falta um espaço para festas e convívios maior e com melhores condições do que as que havia anteriormente. Ainda não está tudo pronto. As cadeiras para a plateia ainda são poucas e apenas servem de remedeio. Aos poucos com certeza que se comprarão mais cadeiras. Também visitei a cozinha, situada nas traseiras do salão. Ou seja, aos poucos a aldeia vai mostrando vontade de viver e conviver.




ROSSIO, AI O ROSSIO...



Novo piso







Com um palco destas dimensões e com este chão, lá para o mês de Agosto não há quem deixe de dar um pé de dança. Agora o Rossio está diferente, melhor, mais digno de um verdadeiro palco ao ar livre. Está preparado para receber diversas realizações de cariz cultural, popular e penso que ganha em côr à obra que o arquitecto Siza Vieira fez naquela grande avenida da cidade do Porto, a Avenida dos Aliados. Ora toma!
Nota minha: Para que o Rossio ainda fique mais agradável à nossa vista era de bom gosto que se arranjassem aquelas casas lá do fundo...não acham? Vamos lá Tio Fernandes, se arranjar a sua pode ser que os outros lhe sigam o exemplo. E porqque não, já que a loja do meu tio, durante as festas de Malcata, tem servido de armazém do bar, como pagamento dessa cedência gratuita durante muitas festas, taambém gratuitamente renovar a parte frontal da dita casa?
Bom, mas o que pretendo ao divulgar estas fotos e estas novidades, não é mais do que através da internet, levar aos quatro cantos do mundo imagens da aldeia que todos nós temos no coração. Sei que há quem consulte estas páginas e vive na Austrália, no Porto, no Brasil, na França e noutros países onde Malcata seja a palavra de busca.








Sem comentários: