As ruas da aldeia de Malcata são limpas, sossegadas, muitos sossegadas, até demasiado sossegadas.
O que podemos fazer para contrariar a desertificação da aldeia de Malcata?
O que se pode potenciar?
Ideias com tradição
Ideias Inovadoras:
Campo de Mini Golfe
Parque de Lazer e desporto( Porque não substituir o campo de futebol por árvores, mesas para pic-nic, parque infantil...). Podia funcionar como local de lazer aproveitando também o ringue da Associação Desportiva para praticar desporto. O campo de futebol não tem sido utilizado para o desporto com bola. Apenas é usado uma ou duas vezes no Verão. Transformar esse terreno num aprazível parque de lazer penso que a aldeia e a Associação dava um bom contributo para a desertificação e contribuia para que aquele local pudesse ser utilizado por escolas(passeios anuais das escolas), escuteiros, turistas ocasionais para descanso e um bom repasto...e depois de comerem também podiam jogar uma partida de Mini-golfe, "de petanque", de raiola, de sueca. Ou então irem de bicicleta até à aldeia e tomar um café, ver a aldeia, comprar um centeio no forno ou um queijo de cabra na queijaria...o peixe só necessita de morder o isco para dar felicidade ao pescador.
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
O turismo rural, é uma das potencialidades a não esquecer. Aproveitando a beleza natural da Reserva da Serra da Malcata, já bem conhecido dos portugueses e não só, aproveitando as potencialidades para oferecer condições para que as pessoas visitem a aldeia, desfrutem até de umas férias sossegadas e retemperadoras. Há muitas casas vazias que precisam que alguém lhes dê nova vida. Podiam ser transformadas em casas de turismo rural. Quem tiver euros e os queira investir deve procurar apoios para pôr em prática alguma ideia luminosa para promover o turismo rural.
O Presidente da Junta de Freguesia dos Fóios, José Manuel, tem ideias e algumas já deram luz e a população dos Fóios orgulha-se dos projectos concretizados. Há outros já imaginados e que começaram a germinar. É de autarcas como o Prof.José Manuel que as aldeias do nosso concelho precisam. Os bons exemplos são para serem" imitados" e devem levar os outros autarcas a pensar um pouco no futuro das aldeias.
"NÃO TEMOS MAIS NADA A QUE NOS AGARRAR,
A NÃO SER O TURISMO, ASSIM SAIBAMOS NÓSPalavras ditas pelo Presidente da Junta de Freguesia dos Fóios,José Manuel
Comentários
Enviar um comentário
Comentários: