5.5.23

OLHARES SOBRE MALCATA

                     


Malcata-antiga escola primária

   Quando estou na aldeia gosto de calcorrear os caminhos e os recantos da freguesia. Trago sempre comigo a câmara fotográfica e vou fotografando paisagens, lugares e objectos que vou encontrando, já que fotografar pessoas, parece ser uma espécie de crime cometido pela minha pessoa e sempre com más intenções! Então porque todos publicam fotografias nas redes sociais e nunca as pessoas fotografadas reagiram da mesma forma quando sou eu a divulgar precisamente os mesmos cenários? Será que a minha máquina dispara alguma bala assassina? A recente festa da carqueja fez-me recordar aquele triste e lamentável episódio que aconteceu numa festa da carqueja. Lembram-se? Talvez já se tenham esquecido, mas eu não e lembro-me bem das ameaças que recebi e só não fui agredido fisicamente porque o agressor foi maniatado por quem estava perto. Toda a briga aconteceu por eu estar a fotografar o evento que estava a decorrer no Espigal e nem sequer era minha ideia fotografar determinado fulano que se encontrava a encher o copo com água da fonte. O meu foco era um ramo de carqueja, portanto, bem diferente de estar a focar essa dita pessoa, que depois me pareceu estar mesmo fora de si mesmo, com reacções violentas sobre a minha pessoa e ao mesmo tempo que vociferava ameaças provocou risotas em alguns dos presentes.

   Por estas razões e por respeito aos malcatenhos de bom coração, este ano apesar de estar a passar uns dias na aldeia, por minha decisão, não participei nesse grande evento que o malcatenho parece continuar a festejar e a celebrar. Daí não existir qualquer fotografia sobre a festa da carqueja deste ano, porque não estive lá! Sim, alguém fotografou quem foi ao Espigal e ninguém se indignou e nem terá havido aborrecimentos por se terem divulgado nas redes sociais. Quem fica a perder não sou eu, quem perde é Malcata porque deixa de ser divulgada pela pessoa que mais tem espalhado o nome da aldeia pelo Mundo. A google já me enviou os agradecimentos e os parabéns por ter alcançado o Top 5 de animador local!
E agradeceu porque tem sido graças ao meu trabalho, que milhares de pessoas pesquisam o tema “aldeia de Malcata”. Lembro que desde 2006 que mantenho o blog Malcata.net (www.aldeiademalcata.blogspot.com ) 
e continuarei a manter.
   

   Coloco agora algumas fotografias da nossa aldeia que retratam uns dias de Abril e os primeiros de Maio. Espero que apreciem.




  

   


                                           

Rua Bairro Camões

Casa dos Avós

Beleza natural


Loiça de esmalte


                                         





  





Sede da JFM




Rasa

                                                                   
                                                                                 

                                                                         Vale da Fonte

Chapéus 



Apartadeira

Teatro na aldeia

Sem comentários: