29.3.23

HERÁLDICA DA FREGUESIA DE MALCATA

 


   Há um assunto que tem passado despercebido à maioria das pessoas, mas que é digno de análise e para mim, tem importância e merece ser analisado.
   Os símbolos heráldicos têm atribuições especiais e há uma série de regras de concessão e de desenho.
   Este é o brasão da freguesia de Malcata. Foi aprovado pela Associação dos Arqueólogos Portugueses ( Sessão de Heráldica) e foi legalizado, oficializado e publicado em Diário da República, cumprindo-se a Lei. E uma das regras em vigor é de que as freguesias urbanas ou povoações simples sejam representadas por uma coroa mural de três torres. Quando o Brasão apresenta quatro torres, quer dizer que se trata de uma Vila. O que não é o caso de Malcata. As cidades identificam-se com cinco torres na sua coroa. Mas tudo nos brasões tem um significado: formas, cores, os vários elementos presentes…
   O Brasão da nossa freguesia tem as três torres na coroa a que tem direito e entre os dois ramos de ouriços, está representado o lince ibérico, ficando em baixo os montes e o rio que rodeia a aldeia.
   O Brasão, a Bandeira e o Selo Branco completam os símbolos heráldicos da nossa terra. Será que os malcatenhos têm a noção clara do que é o brasão da freguesia de Malcata?
                                                                 

                                                 José Nunes Martins

Sem comentários: