BORBOLETAS, FEIRINHA, BAILARICO = FESTA EM MALCATA

 



   


   Durante este fim de semana Malcata fervilha e divertem-se até quase o sol acordar. A presença dos emigrantes, viraram a aldeia de pernas para o ar e rumam todos até ao Rossio, o ponto mais importante da festa. É fácil sentir a presença dos jovens luso-franceses que não precisam da companhia dos pais para “se divertirem à grande e à francesa”, ou seja, com asas para voar por onde desejam, porque na nossa aldeia ainda é seguro para todos. Aos emigrantes unem-se todos os malcatenhos que estão este mês de férias e que trabalham fora da aldeia. Estes chegaram mais rápido e menos cansados da viagem. Os que vêm lá de Paris e arredores, têm de conduzir muitos quilómetros com a regueifa nas mãos e as paragens deviam ser obrigatórias, mas há quem tenha pressa de chegar...

   No momento em que escrevo estas linhas, já aconteceu um dos momentos surpresa da festa deste ano. Refiro-me á Sessão de Apresentação de um livro. Manuela Vidal é a autora do livro “A História de Uma Borboleta Que Não Tinha Nome”.  Joana, filha de Manuela Vidal, gosta de fazer passeios pelos caminhos da pequena aldeia dos avós maternos, juntos, mãe e filha, sempre que estão aos pés da Serra da Malcata, partem à descoberta e à aventura. Assim e com mais uns pozinhos como de uma poção mágica se tratasse, nasceu a linda história da borboleta que ainda não tinha um nome...A apresentação decorreu hoje, 13 de Agosto, ao meio da tarde, no largo do Rossio. A Junta de Freguesia de Malcata está de parabéns e sim, mostra que quando quer, sabe oferecer programas que valorizam, enaltecem e educam as pessoas, oferecendo cultura e alternativas para se viver feliz.
   Termino com uma palavra de apreço a todos os malcatenhos que se encontram em Malcata, um louvor à Junta de Freguesia que patrocina a Festa e aos mordomos que também andam animados e tudo estão a fazer para que a Festa seja fantástica.
   Por fim, uma saudação carinhosa e especial para a Manuela e a Joana e ao marido e pai Rui.

                                                                José Nunes Martins

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O CANTAR AS JANEIRAS EM MALCATA

COMPADRES À CONVERSA

ENERGIA EÓLICA E OS CONTRATOS DE ARRENDAMENTO