MALCATA: A ÁGUA QUE PODE SER COMO O PETRÓLEO

 

A imagem foi copiada do projecto Ofélia Club previsto para Malcata.
Como não passou do papel, ainda acredito no potencial do território.
Utopia?
Sonhos?
Maluco?
O Ofélia, aquele Hospital tão falado no concelho e na aldeia de Malcata, projecto que nunca seria um hospital, mas um "Lar" residencial vocacionado para os cidadãos beneficiários de chorudas reformas
ou "retretes", que para ali vinham habitar e dispor de apoios em serviços de cuidados básicos de saúde, cuidados de roupas, alimentação, fisioterapia...um complexo residencial para acolher gente adulta e já sem actividade laboral. No fundo, o grande filão viria dos países nórdicos, onde os idosos auferem boas reformas e apreciam um estilo de vida saudável, em clima ameno, tranquilo e com ar respirável.

Uma estrutura como é uma Estação Náutica, necessita de edifícios de apoio e de espaços para estacionamentos. Então eu pensei: aqui temos malcatenhos, a oportunidade de construir a tal piscina, a tal praia fluvial "dourada" e deixamos de ir com medos à água ou baloiçar em cima da madeira da velhinha piscina, que coitada, no estado em que se encontra, é boa lenha para as churrasqueiras.
E como a construção da Estação Náutica ainda não começou, é a altura certa ( se é que já estamos um nada atrasados) para avançar com a transferência da piscina e da praia de Malcata e sim, investir a sério numa Zona Lazer, numa piscina(s)...porque os clientes e utentes da Estação Náutica também vêm dos tais países nórdicos (Suécia, Noruega, ....Finlândia, Áustria...) que procuram locais para treinar as suas selecções mundiais...sonhar ainda continua a ser gratuito. Ou não?

José Nunes Martins





Comentários

Mensagens populares deste blogue

O CANTAR AS JANEIRAS EM MALCATA

COMPADRES À CONVERSA

ENERGIA EÓLICA E OS CONTRATOS DE ARRENDAMENTO