15.6.22

MALCATA : ABRE NOVO CENTRO DO LINCE IBÉRICO

    

No dia 18 de Junho, este sábado, em Malcata, 
pode experimentar uma nova forma de conhecer 
o lince ibérico, que foi reintroduzido no Algarve,
continuando vazia a Reserva Natural da Serra da Malcata!


   A inauguração do Centro Interpretativo do Lince-Malcata, na freguesia de Malcata, concelho do Sabugal, está agendado para o próximo sábado, 18 de Junho, no edifício do antigo quartel da Guarda Fiscal, situado na Rua do Cabeço. É mais um centro dedicado a divulgar a história do lince ibérico, o seu passado, as ameaças a que está sujeito, a sua biologia e ecologia, bem como o processo de recuperação desta espécie em Portugal.
    Por isso, a partir do dia 18 de Junho, Malcata dispõe de nova forma de dar a conhecer o lince ibérico.
    Esta obra foi adjudicada pela Freguesia de Malcata, em parceria com a Câmara do Sabugal, à Glory-Box, tendo sido divulgado no Portal Base do Governo em 17 de Dezembro de 2019, pelo valor de 46.894,00 euros, mais Iva, com um prazo de execução de 180 dias (seis meses). Desconheço a distribuição das despesas alusivas a esta empreitada, tanto no seu custo total como na repartição desses valores pelas duas entidades autárquicas. Lembro que a obra sofreu significativo atraso, devido aos constrangimentos vividos no nosso país no combate à pandemia. Mesmo com a justificação da pandemia, um atraso de tantos anos, será que o valor da obra se manteve inalterado?
     A decisão de avançar com o Centro Interpretativo, foi tomada pela Junta de Freguesia, na reunião de 23 de Novembro de 2019, tendo que escolher de entre três, a empresa vencedora. Nunca antes da publicação do contrato a obra foi alvo de apresentação pública ou de algum processo de recolha de sugestões, ideias, estudos prévios, etc. E sendo um tema tão importante e tão abrangente para a região dos dois concelhos que integram a Reserva Natural da Serra da Malcata, é no mínimo, incompreensível estes investimentos acontecerem sem previamente serem efectuados trabalhos preparatórios, que possam valorizar e criar oportunidades de apresentar maiores ambições. Oxalá eu esteja errado e as instalações, cedidas pela Junta de Freguesia de Malcata, para ali exibir o Centro Interpretativo do Lince, em Malcata, correspondam ao que merece que se faça em divulgar, promover, preservar e ser local de muitas visitas ao lince de carne e osso. Sabemos todos que os recursos financeiros são escassos. Tendo em conta os custos da estátua ao lince no Largo da Fonte, na cidade do Sabugal, a que juntamos o Centro Interpretativo do Lince, em Malcata, estaremos a falar de custos na ordem dos 100.000€ a 150.000 euros, concordam? Seria interessante fazer uma comparação do Centro Interpretativo do Lince, em Malcata e o outros Centro de Interpretação e Observação do Lince Ibérico, em São João dos Caldeireiros.    
                                                                            José Nunes Martins

 

  

 

Sem comentários: