ASSINADO CONTRATO PROGRAMA AIGP-"Terras do Lince - Malcata"

   
  



  RNSM - Reserva Natural da Serra da Malcata,
  AIGP - "Terras do Lince" - Malcata -
  Decretar e atribuir nomes é muito fácil. O difícil é depois no terreno tudo continuar na mesma,
como antes. Se nada mudar, os nomes não servem de nada. E daqui a uns anos aparecerão com outros nomes e os mesmos propósitos. Estão os que estão e faltam os que também deviam estar: Quadrazais.
  

  Em 19 de Julho de 2021, decorreu a cerimónia da assinatura do Contrato da criação da Área Integrada de Gestão da Paisagem que foi assinada entre o Município do Sabugal e de Penamacor, em terras da Pampilhosa da Serra. A AIGP- “Terras do Lince-Malcata”, é uma área de 4824 hectares, com muita floresta, exposta aos perigos de incêndios que caso aconteçam, pode comprometer todo o enorme património natural e cultural que ali existe.
  Durante o mês de Fevereiro deste ano decorreram várias reuniões com a Comissão de Cogestão da Área Protegida da Reserva Natural da Serra da Malcata: Penamacor, Meimão, Meimoa, Malcata, Quadrazais, Fóios, Vale de Espinho, Sabugal.  Estes encontros tinham como objectivo envolver as pessoas com a Reserva, explicar-lhes o que é a cogestão, benefícios que se podem alcançar.... Ao mesmo tempo distribuíram-se inquéritos a várias entidades para ver como estão os conhecimentos e a satisfação das populações em relação a este território.
  Também no mesmo mês de Fevereiro, mais precisamente no passado dia 23 de Fevereiro, decorreu no Salão Nobre, da Câmara Municipal do Sabugal, a terceira reunião da Comissão de Cogestão da Reserva Natural da Serra da Malcata, composta pelas seguintes entidades:
- Município de Penamacor e Sabugal;
- Assembleia de Compartes da Freguesia de Malcata;
- Conselho Directivo dos Baldios dos Fóios;
- Instituto Social Cristão Pina Ferraz.
  Nesta reunião, discutiu-se qual o ponto da situação do plano de cogestão. Também foram apresentados os resultados das reuniões que tiveram lugar nas várias freguesias limítrofes à RNSM. Os inquéritos de opinião que foram feitos “aos agentes económicos”, “às forças vivas” também foram apresentados. Os participantes nesta terceira reunião, salientaram as sinergias conseguidas entre Penamacor e Sabugal e as outras entidades, na união de esforços e na dinâmica, para a cogestão.  Destacaram a AIGP- “Terras do Lince-Malcata”, a ZIF da Malcata e o projecto “Linx 2020”.

 Para este mês de Março, a reunião terá lugar na Freguesia de Malcata.

                                                                              José Nunes Martins

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O CANTAR AS JANEIRAS EM MALCATA

COMPADRES À CONVERSA

ENERGIA EÓLICA E OS CONTRATOS DE ARRENDAMENTO