6.8.20

LAR DE MALCATA PREPARA AS ELEIÇÕES

                                   


  

                                   UM DIA UM HOMEM SONHOU...

      Eu sei que não gozo da simpatia de algumas pessoas da nossa aldeia e de outras, que apenas têm familiares a viver na aldeia, visitando a terra de vez em quando, tal como eu. Não gosto de mandar, ao contrário de certas pessoas, que têm um fascínio pelo poder e pelos privilégios que esse status lhes confere, prolongam  essa forma de estar, mesmo após o fim desses ciclos que, legitimamente, desempenharam. Continuam a sentir-se com legitimidade para mandar, sabendo que já não a têm. Inconscientemente ou por medos, os súbditos acatam e cumprem as ordens como se fosse normal continuar a mandar. 

   Eu não sou assim e é por eu não ser assim tão submisso, que algumas dessas pessoas, quando puxo o assunto, ficam caladas e não me dirigem a palavra porque não perdoam o meu atrevimento, porque sou contra estes comportamentos e sou um inimigo a abater, assim  haja oportunidade de o fazer.
   É muito fácil marcar pontos na campanha eleitoral para o lar.   Constou-me por aí em Malcata que um dos líderes da lista “surpresa” andou (e anda) de porta em porta e de rua em rua, a convidar os sócios a votar na sua pessoa... porque o senhor Carlos Clemente vai sair e o fulano vai entrar para o seu lugar. Ou seja, anuncia-se como o candidato que irá substituir o presidente actual. A verdade é que a mentira tem perna curta e é muito fácil apanhar uma pessoa a enganar e a manipular. E quem se deixa manipular acaba por ser enganado, sem se dar conta que foi numa cantilena falsa. O povo e os sócios do Lar sabem que há uma lista liderada pelo actual presidente da ASSM, senhor Carlos Clemente. Essa conversa de dizer às pessoas que sai um para entrar outro é mentira. Porque para um entrar, outro terá que sair e todos sabem que cabe aos sócios decidir no dia 16 de Agosto quem irá ser presidente da ASSM.
   Que podem os sócios esperar de campanhas de um nível tão baixo? 
   A fome de poder é tanta que não dispensa vestir a pele de cordeiro manso, afável, atencioso para com todos e, ao mesmo tempo, sorrateiramente, vai de pés juntos às pernas do adversário com quem está a disputar o mesmo lugar. 
   Mas enfim, pouco ou quase nada do que possa acontecer até ao dia 16 de Agosto, será surpresa para mim. É caso para perguntar aos sócios da ASSM(Lar)
onde encontramos a seriedade, a solidariedade, a generosidade de gente trabalhadora, dedicada ao amor ao próximo, sem pedir nada em troca e sem usar o poder da manipulação? 
   A obra é visível e real, não se trata de promessas ou desenhos. Os utentes recebem os apoios necessários e possíveis e nunca lhes ouvi falar de guerrilhas ou de que foram entregues aos cuidados de outra instituição. Não tenho conhecimento da existência de sócios a exigir uma devolução, porque simplesmente, as IPSS’S da espécie da ASSM são construções edificadas sobre alicerces fortes, sólidos e se durante os 29 anos conseguiu aprender a andar, crescer e ainda continuar com ambição de melhorar, esqueçam algumas pedras e areias soltas que resultaram no aparecimento de pequenas fissuras, nunca com a capacidade de colocar a estrutura em eminente estado de ruína ou degradação. 
   Quando o homem sonha e trabalha, a obra nasce e o mundo pula e avança.
   E o que é um sonho? O que é a realidade? O que é hoje a realidade ASSM, começou em 1991 com um sonho.
   Pelo sonho é que vamos...                  
                                                                 
                   José Nunes Martins
                                                                                           Sócio ASSM


Sem comentários: