9.8.20

ERPI + CD + SAD EM MALCATA: QUOVADIS?

 



  Os sócios da ASSM sabem agora que existem duas listas a concorrer às eleições, a realizar no próximo dia 16 de Agosto:
- Uma em que predominam nomes da última direcção; 
- Outra em que predominam nomes de pessoas que exercem ou já exerceram outros cargos políticos e associativos.
  Quem se candidata a um acto eleitoral é porque tem o desejo, as qualidades, as capacidades e competências para desempenhar as funções a que se apresenta.
   Sou pessoa de fazer muitas perguntas e interesso-me pela vida em comunidade. Hoje já conheço algumas das razões que levam certas pessoas a entrar nesta coisa das associações e eleições. As instituições podem até ter muitas semelhanças, pois os órgãos sociais têm nome muito parecidos. Bem diferente o objectivo e a missão dessas mesmas instituições. É com alguma surpresa que vejo pessoas da área política autárquica, meio onde permanecem há vários mandatos e ciclos políticos, cargos para os que legitimamente foram eleitos, mas sem experiência e competência na área social, se apresentem com uma lista, às eleições da ASSM-lar. Depois de ler o programa proposto para os quatro anos, de ter ficado a saber o nome das pessoas que fazem parte da lista “NOSSA LISTA”, fico surpreendido pela ausência de alguns nomes. Há dois meses, soube do pedido de demissão por parte de dois membros da direcção do Lar. De um dia para o outro, dois da equipa combinaram uma cena de faca com alguidar, durante uma reunião. O bom, o único capaz, competente e líder. ano após ano, naquele momento, passou a ser ditador nas tomadas de decisão, na estratégia escolhida para assegurar a vida da instituição, a pessoa que nunca ensinou como se devia escrever...e saíram batendo com a porta, deixando aquele bom homem sozinho e com a responsabilidade de aguentar o barco até às eleições de Agosto.
   Agora começo a entender a mudança de alguns comportamentos e atitudes, tomadas por alguns cidadãos, em relação à minha pessoa! Afinal, onde se esconderam esses peões de guerrinhas internas? 
   Todos sabemos agora que há obra feita, há dinheiro guardado num banco. 
   O dinheiro não tem cheiro a leite de vaca, por isso espero que os candidatos ao lar, não estejam a querer alimentar toda aquela gente com esse recurso, pois não lhes vai dar para muito tempo. O que eu espero, é que aqueles quem têm vindo a alimentar o animal, continuem a cuidar bem dele e aumentem os litros em depósitos.
   O que é importante é a instituição e os fins que ela prossegue. A ASSM e o lar nada têm que ver com gestão política autárquica. Nesta instituição não gostaria de assistir ao desmoronamento daquilo que custou muito a construir.
Os exemplos da competência em gestão de dinheiro público estão à vista de todos os sócios. Comparem a gestão das pessoas que compõem as duas listas, a obra feita e bem continua, as obras pagas com dinheiros públicos que valorizaram e continuam a contribuir para o bom nome da freguesia.   Cuidado meus amigos com as almas caridosas que por aí andam a bater nas portas onde vislumbrem qualquer sinal humano. 
   Até agora têm andado afastados da minha área de residência. Eu sei que algumas pessoas nem sequer lhes passa pela cabeça pedir o meu voto. Porquê? Amanhã eu explico!
                                                                                  José Nunes Martins
                                                                                      Sócio da ASSM

Nota: A foto que ilustrava este texto ( direcção do lar em 2019) a pedido de um familiar, foi retirada e substituída, logo que me foi possível.

Sem comentários: