4.3.20

MALCATA : TRABALHAR PARA O BEM DE TODOS

   
SOCORRO MAIS RÁPIDO



    Malcata é uma aldeia rural pertencente ao concelho do Sabugal, com uma população bastante envelhecida, vive e sustenta-se do que a terra tem para oferecer. 
   Apesar de ser uma aldeia desconhecida por muitos portugueses, continua a resistir e a lutar por um futuro melhor.
   O ano de 2020 começou com duas iniciativas inovadoras e que procuram criar melhores condições de bem-estar dos seus habitantes e visitantes.
   A adesão ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa, com o programa “Malcata Vida +”, da responsabilidade da Associação Malcata Com Futuro, que compreende a realização de 242 horas de formação em Suporte Básico de Vida e DAE (Desfibrilhador Automático Externo ), aos 36 candidatos inscritos, a quem a AMCF oferece a formação, irá dotar a aldeia de operadores qualificados em SBV com desfibrilhador automático externo, que estará 24 horas disponível aos cidadãos da freguesia ou quem nela se encontre, graças à instalação de uma cabine equipada com DAE, com as respectivas licenças exigidas pelo INEM.


 ------------------------------------------------------------------++-----------------------------------------------------------------


                      MELHOR INFORMAÇÃO

   A segunda iniciativa é da Junta de Freguesia de Malcata: a instalação na freguesia de um conjunto de placas informativas junto aos monumentos ou lugares importantes, disponibilizando a informação em quatro idiomas-português, francês, espanhol e inglês, sobre o sítio ou monumento. Para além da informação escrita, está também disponível um Código QR (Resposta Rápida) que vai fornecer ainda mais informação ao visitante. Através da leitura desse código é possível ter acesso a toda a informação que a Junta de Freguesia considere importante partilhar, pois dá acesso à página oficial da autarquia. Com estas novas placas de sinalização, a Junta de Freguesia pretende promover e melhorar a divulgação do património de Malcata.
  São duas inovadoras iniciativas e ambas importantes para aumentar a qualidade de vida dos residentes e visitantes da aldeia. Um socorro mais rápido e seguro e melhor informação do património, ajudam a elevar a qualidade de vida das pessoas de Malcata.
Os malcatenhos bem podem sentir-se melhor!

 

 




 








                                                                                                                                                              José Nunes Martins






  

Sem comentários: