27.5.20

MALCATA: MUDOU OU ESTÁ TUDO COMO DANTES ?





   Estamos a viver uma fase de desconfinamento progressivo. Março e Abril já pertence ao nosso passado e o mês dos Santos Populares está aí à espreita, porque Maio está a viver os seus últimos dias. Na nossa freguesia, os cafés já abriram e respeitadas as regras de afastamento social, damo-nos conta que dentro e fora espaço não é problema. Haja clientes e saúde e lentamente, com cuidados redobrados, estes estabelecimentos estão a adaptar o seu negócio aos tempos que estamos a passar.
   O que mudou na fita do tempo deste ano 2020?
   Mudou alguma coisa na nossa freguesia ou continuamos na mesma?
   A História regista que a freguesia de Malcata já mudou algumas vezes e foram mudanças que marcaram a vida da nossa comunidade, tanto aqueles que cá vivem como todos os outros espalhados pelo nosso planeta. De repente recordo-me de meia dúzia de momentos históricos que marcaram e mudaram a nossa aldeia. Não vou enumerar todos os acontecimentos, mas há três que merecem ser destacados. O primeiro acontecimento inscreveu a nossa freguesia no restrito grupo de outras localidades que se orgulham de ter uma estátua dedicada ao poeta Luís de Camões. Ainda hoje vivem algumas das pessoas que aplaudiram o senhor José Corceiro e esposa enquanto cortavam a fita no dia da inauguração do Busto de Camões na nossa aldeia. A partir daí o lugar de terra e castanheiros mudou e o Largo de Camões ainda hoje é um lugar bem conhecido de todos. Um homem que abalou para a Argentina em busca de melhor vida para a sua família e nunca esqueceu o berço onde começou a sua vida. É um marco e uma homenagem à sua esposa e a todos os emigrantes malcatenhos espalhados pelo mundo. O segundo acontecimento que contribuiu para mudanças em Malcata, foi a chegada da electricidade. Arrumadas as candeias e os candeeiros as pessoas espantavam-se cada vez que ligavam o botão do interruptor e imediatamente se acendia uma lâmpada de cor amarelada. As arcas salgadeiras foram substituídas pelos frigoríficos e as televisões começaram a concorrer com os serões e o sacristão ficou mais descansado e o apagar das velas deixou de ser necessário a ajuda da cana. A electricidade foi uma das mudanças que mais fizeram mudar a nossa aldeia. E o e não menos importante factor de mudanças na nossa freguesia, foi a rede de distribuição de água ao domicílio e a rede de saneamento. Também foi uma obra que mudou e marcou a gente da terra. A água na nossa freguesia é um recurso natural que existe em abundância. A aldeia está rodeada de boas veias de água e por isso as fontes e fontinhas são muitas.
E a abundância é também carregada de frescura, transparência e do agrado de muita gente. Ainda hoje, algumas pessoas de Malcata e fora dela, saciam a sua sede bebendo água da fonte mais conhecida da aldeia, a Fonte das Bicas, mais conhecida pelo nome da Fonte da Torrinha.
   E de repente, o covid-19 apareceu. Parou tudo e o nosso país ficou em casa à espera e alerta para impedir que vírus entrasse onde não desejávamos.
   E agora?
   Mudou alguma coisa na nossa freguesia como o fizeram os nossos antepassados?
   O Luís de Camões nem se mexeu do seu pedestal, a electricidade continua a iluminar as nossas casas, a fazer funcionar os nossos frigoríficos, ferros de engomar, televisões, computadores, etc…e quanto á água, estamos tão afogados que não lhe damos o merecido e importante valor. Não deixa de ser irónico o que está a acontecer na nossa freguesia, no respeitante á água. Incompreensível o que se passa em Malcata. Tanta água e algumas casas da freguesia nunca foram servidas pela rede de distribuição. E o mesmo sucede com o escoamento das águas sanitárias, pois ainda hoje há habitações, com licença de habitabilidade aprovada, sem água e sem saneamento público.
   Preocupante é que os responsáveis autárquicos vão empurrando e passando a batata quente aos seus sucessores, continuando tudo na mesma. Uma das justificações e que escutei da boca de um responsável autárquico concelhio, proferida na nossa freguesia com a sala cheia de munícipes e toda aquela gente política, foi que as pessoas “assinaram um documento” e puderam assim, habitar sem água e sem saneamento ligado aos serviços públicos. Pois…e parece que o mesmo terá sucedido com a opção da aldeia ser abastecida com água de furo e não da albufeira.
   E que dizer dos milhões de litros ou metros cúbicos de água a correr dos tanques para não sei onde? Ou investir e promover zonas de lazer instaladas em sítios tranquilos, de paisagens fantásticas, mas vítimas de contraordenações porque estão onde o Plano de Ordenamento da Albufeira proíbe?
   Vamos continuar a arriscar e pisar o risco ou mudamos?
    Ficamos como até aqui, como dantes do covid-19, ou continuamos até às próximas eleições?

                                                                         José N. Martins

 
  
  

Sem comentários: