12.4.18

CIRCULAR É VIVER

Aparelhos para actividade física ao ar livre, Viana Castelo

   Numa  visita recente aos meus familiares, em Viana do Castelo, num passeio à beira-rio, reparei num conjunto de aparelhos em ferro, todos bem pintados e alinhados. Soube depois que se trata de um circuito ao ar livre para as pessoas fazerem exercícios físicos quando ali passarem nas suas rotinas de actividade física.
   Chegado a casa, depois de descansar um pouco da viagem, dei comigo a pensar naquelas máquinas de ginástica ao ar livre e gratuitas. Qualidade de vida, exercício físico, caminhar, nadar é ter vida saudável.
   Para promover a qualidade de vida dos idosos é importante oferecer actividades físicas a essas pessoas. O andar, as caminhadas, os exercícios físicos recorrendo a aparelhos para esse fim, são formas de puxar pelos músculos, aumentando a força muscular e ao mesmo tempo consegue-se que os idosos melhorem a coordenação das pernas e braços.
   Os lares de idosos sentem com certeza a necessidade de arranjar maneira de combater o sedentarismo dos seus utentes. Sempre que entro numa sala de um lar encontro um grupo de homens e mulheres a dormitar no cadeirão ou até numa cadeira de rodas, um ou outro idoso vai passando as horas a olhar para o que a televisão apresenta e todos vivem à espera que o tempo ande e depressa.
   Ora porque não criar nos lares um espaço dedicado às actividades físicas?
   Chamem-lhe ginásio, sala da ginástica ou circuito geriátrico. O que é necessário é espaço, máquinas e um profissional habilitado. Tem eu ser um espaço confortável, seguro e adaptado para o frio e o calor. A colocação de algumas máquinas, adaptadas e apropriadas para serem utilizadas por pessoas com mais de 65 anos são peças imprescindíveis, bem como a presença permanente de um profissional da área.
   Se além das máquinas e da sala interior houver possibilidade de criar um circuito no exterior, espaço onde os idosos do lar e até da aldeia, pudessem fazer também actividades físicas ao ar livre, sempre que o estado do tempo for favorável…seria fantástico.
   Tenho quase a certeza que os funcionários do lar seriam os primeiros a aperceberem-se dos bons resultados e das melhorias quanto à mobilidade dos idosos. E os próprios utentes acabam por sentir que afinal ainda têm mais forças e capacidades  do que julgavam ter. Outra conquista que a actividade física, aliada ao espaço, às máquinas e a um bom profissional, as suas conversas e relações também  acabam por melhorar, desencadeando neles boa disposição, sorrisos, mais mobilidade e ao mesmo tempo cria-se mais um espaço de convívio e partilha de momentos alegres e descontraídos, fazendo esquecer o conforto do sofá ou cadeirão aquecido.
   Quem é que deseja participar na felicidade dos idosos?
   Todos temos que colaborar neste desafio que é tornar cada dia um dia alegre, bem passado, passar a mensagem aos idosos que viver feliz, tranquilo e em comunidade está nas mãos deles e também em todos e cada um de nós.

Sem comentários: