4.12.13

SABER FAZER

   Um dos meus passeios pela nossa aldeia foi até à Capela de São Domingos. Estava curioso por ver as obras que têm andado a executar naquele emblemático lugar, um espaço de devoção e de lazer. Falaram-me que havia para lá umas pedras grandes e altas e lá fui eu caminho acima. Eis o cenário que observei e captei com a minha máquina fotográfica:
   Tanto espaço para a obra ficar afastada do cruzeiro...e está a dois passos de distância!

   Aqui era a entrada para o recinto. As vigas de cimento estão orientadas para o povoado e não para a capela de São Domingos, aquela casinha branca que vemos lá ao fundo.





                       O cruzeiro está a dois passos destas placas de cimento pintadas de branco

E o património existente não é respeitado? O cruzeiro está a dois passos desta nova obra. Como podemos ler este monumento está ali desde 1960 e apesar do seu pequeno tamanho trata-se de um símbolo importante para o povo de Malcata. A inexistência de informação respeitante a esta obra é total. Depois desta visita, pedi ajuda a algumas pessoas que encontrei e pouco me disseram. Um senhor falou que se tratava de alguma coisa que tinha a ver com "as pessoas que por aqui vêm a pé" e que "lá para o campo da bola estão a fazer outro "!



FILME DA OBRA E DO ESPAÇO ENVOLVENTE


E AGORA POVO?

2 comentários:

Anónimo disse...

aquelas barreiras são para fazerem ginástica nos dias frios

josnumar disse...

Desconheço se a obra já está terminada ou não. Se esta estrutura faz parte das 30 "estações" ou de outras peças de urbanismo que vão ser construídas ao longo de todo o percurso, penso que ainda não está dada como concluída.
Volto a afirmar que sou apoiante do Percurso de Interpretação ao Longo da Margem Esquerda da Albufeira da Barragem do Sabugal.
Não concordo e não aceito a localização deste elemento junto à Capela de S.Domingos.