30.12.08

DR. ARTUR COELHO

"Malcata – Apelo a dadores de medula no Centro de Saúde do Sabugal

A campanha de pedido de recolha de amostras de sangue a pessoas que possam ter medula óssea compatível com Artur Coelho tem um dos pontos fulcrais no Centro de Saúde do Sabugal, onde os interessados podem inscrever-se para o estudo de compatibilidade

Artur Coelho, pediatra no Hospital Pediátrico de Coimbra, é natural de Malcata, e tem uma leucemia mieloblástica aguda, uma doença que afecta o sangue. Esta doença só poderá ser tratada se for encontrada uma pessoa com medula óssea compatível.
Com base neste facto, em Malcata e no Sabugal estão colocados, nas montras de alguns estabelecimentos comerciais panfletos que apelam ao espírito de solidariedade de cada um. Nesses estabelecimentos, as pessoas podem fazer uma inscrição, que será posteriormente entregue no Centro de Saúde do Sabugal, local onde os interessados podem também dirigir-se para mais tarde fazerem um estudo de compatibilidade.
Uma das organizadoras desta espécie de ‘abaixo-assinado’ conta que ainda não há confirmação dos inscritos até ao momento. Porém, apela a que, ao longo do mês de Janeiro, as pessoas que estão em condições de se inscrever, o façam, apesar de ter já sido feito um pedido especial aos familiares mais directos do médico de Malcata. Este pedido poderá ajudar a descobrir mais facilmente um dador compatível, uma vez que, entre parentes, a compatibilidade tende a aumentar".

in Cincoquinas

Sem comentários: