O CANTAR AS JANEIRAS EM MALCATA
O grupo canta as Janeiras na Rua das Eiras. Cantar as Janeiras é uma tradição muito antiga que tem lugar em muitas das aldeias da nossa região. É um costume que vai passando de geração em geração, assim como as cantigas associadas a esta tradição. Em Malcata, a tradição anda um pouco ao sabor das vontades de alguns, que se juntam com diversos instrumentos musicais como a concertina, os ferrinhos, a pandeireta, a viola, o bombo e que percorrem as ruas da aldeia, a cantar as janeiras à porta das casas habitadas. Ali ficam a cantar e a convidar o dono da casa a vir dar-lhes as janeiras. E que janeiras vão receber? É sempre uma surpresa, que só se sabe quando a porta é aberta e o dono da casa oferece alguma coisa, que pode ser filhoses, chouriças, morcelas, pão, queijo e vinho novo. Ora tudo o que for oferecido durante a caminhada pela aldeia, vai servir para fazer uma borga, com a participação de todos. Ora digam lá se tem gente contagiante?
Caro amigo,
ResponderEliminarEstou há 6 meses à espera da resposta à carta que enviei à Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), solicitando a classificação do castanheiro da Malcata como "árvore de interesse público".
Desconheço se, entretanto, a DGRF tomou alguma iniciativa e se enviou algum técnico para fazer medições na árvore.
Há 3 semanas, cansado de esperar por uma resposta, enviei um e-mail à DGRF. Continuo à espera...
Lamento se o desiludi a si e a todos no Centro de Dia da Malcata, mas pouco posso contra a (aparente?)inércia da DGRF.
Espero que esta situação não desanime todos aqueles que na Malcata querem proteger este castanheiro.
De qualquer forma, não é a classificação de uma árvore que a protege por si só! Se os seus donos a continuarem a proteger, por certo que este castanheiro continuará a ser uma árvore venerada por muitas gerações...
Entretanto, a própria direcção do Centro de Dia pode entrar em contacto com a DGRF e solicitar novamente a classificação da árvore.
Um abraço.