3.9.17

PÁGINA OFICIAL DE MALCATA: UMA FERRAMENTA POSTA DE LADO

 


   " Nos dias de hoje, é absolutamente imprescindível ao cidadão estar informado.    Só com informação ele pode agir, "O CONHECIMENTO é o PODER", por isso, o cidadão ainda tem que estar mais bem informado".
 Reginaldo Rodrigues de Almeida, no seu livro "Sociedade Bit"




   A página “oficial” da Junta de Freguesia de Malcata, na internet, suportada pelos cidadãos de Malcata, continua completamente esquecida e desactualizada.
Na época da globalização e mais ainda tendo a nossa aldeia rede em fibra óptica, há necessidade da transmissão de informação ser mais rápida da que era necessária há uns anos atrás.
   Hoje em dia, qualquer Junta de Freguesia tem o dever de informar os seus cidadãos em tempo real para aproximar o cidadão à junta. Mais uma vez venho dar o alerta para esta falha da junta de freguesia. A página está bem apresentada, muito bem arrumada, mas desde que foi inaugurada pouco ou quase nada lá foi publicado. Está uma página desactualizada, sem informações importantes e omissa.
Ora vejamos então:
Desactualizada porque apenas há informação nos separadores das NOTÍCIAS, com vídeos e informação de algumas actividades realizadas na freguesia.
   Omissa porque, por exemplo, na Assembleia de Freguesia não existe nenhuma informação, nem o nome das pessoas que a constituem, para não falar das actas desse importante órgão. Será que a Assembleia não existe?
   Omissa porque, no que toca ao associativismo não se encontra nada!
   Um dos papeis essenciais de uma página da internet passa por ter as informações úteis, os documentos úteis (Actas da Junta, Actas da Assembleia de Freguesia, Editais, Regulamentos, Orçamentos); passa também por ter os deveres e os direitos dos cidadãos, etc.
   Porquê esta falta de interesse e desleixo pela página da junta de freguesia?
   A desculpa de falta de tempo não é justificação aceitável. Muito menos o dizer que não sabem fazer, não sabem como actualizar a página, porque alguém vai publicando fotografias e vídeos e além disso há uma empresa de informática que faz a manutenção da página. Claro que manter uma página tem os seus custos. Mas também traz muitos benefícios ao cidadão e ao funcionamento da própria Junta de Freguesia, que tem ao seu dispor uma ferramenta de trabalho que os executivos anteriores não tiveram e tudo era feito à mão e com avisos dominicais no fim da missa.
   Os malcatenhos gostam da sua terra e mesmo aqueles que não vivem na aldeia. Saber o que foi feito, o que se vai fazer, propor soluções para determinados problemas, comentar o trabalho de determinadas decisões e participar na vida da comunidade, é um direito de todos.
   Como sugestão, e para não pensarem que só sei apontar o dedo, proponho que se dediquem mais à página oficial da Junta de Freguesia, publiquem informação, tornem a página num meio de informação enviada e recebida, ou seja, criem pontes de diálogo com todos os malcatenhos espalhados por este mundo. Vou mais longe e proponho que a próxima Assembleia de Freguesia vote a criação de uma página para a Assembleia de Freguesia de Malcata. Atribuição de um e-mail a cada membro da Assembleia de Freguesia, de forma a que cada um possa receber as opiniões e sugestões dos cidadãos que representa. Assim, todos os membros da Assembleia terão ao seu dispor uma ferramenta de trabalho que o ajudará a ter uma maior participação política ao longo do mandato.
                                                 José Nunes Martins
  

Os leitores da página  oficial da freguesia de Malcata continuam à espera da
"informação brevemente disponível"!!!!


 

6 comentários:

rui chamusco disse...

Se fosse só em Malcata! Sempre, ao longo da história a ignorância foi sempre a arma do poder. Até a igreja (proibia) a leitura da Bíblia aos seus fiéis porque a sua leitura abria os olhos aos seus leitores.
Hoje em dia, com tantos meios de informação e particularmente com as novas tecnologias, não há escusas para não informar nem estar informado.
Mas é de Malcata que se trata. Estou completamente de acordo. Devemos exigir e contribuir para disponibilizar as informações que dizem respeito à nossa terra, a bem de todos os malcatanhos residentes ou ausentes, e de todos os amigos de Malcata. Contem comigo...

josnumar disse...

Conforme podemos ver, a presença na internet da Junta de Freguesia de Malcata, é fraca e não permite a aproximação dos cidadãos ao poder local. Espero que com as mudanças que as eleições autárquicas vão trazer aumentam a presença e os conteúdos e que efectivamente seja um novo alento que permita o aumento de qualidade da informação fornecida e da oferta de serviços para todos os malcatenhos ou para todos os cidadãos que desejem conhecer a nossa aldeia.
Sei que não é só em Malcata que esta situação ocorre. Mas como bem diz o Rui Chamusco, é dever dos malcatenhos "exigir e contribuir" para que a informação chegue a todos da mesma fonte, sem aumentos e sem cortes, ou do diz que disse...

Anónimo disse...

Sobre este tema a pessoa que esteve nas reuniões da antena e que diz que só viu "politica" nada tema dizer! Pudera! Como está é que interessa ao Grupo de interesses!!

Anónimo disse...


O |grupo| de interesses e interesseiros existe apenas um.. aquela que se 'desdobra' em várias |pseudo|causas, mas que na prática não é capaz de executar nenhuma! Aquele que usa a arma da filantropia, mas depois ideias que beneficiem os Malcatenhos, há.. essas é mais difícil de por em prática!

Deviam procurar ocupar o vosso tempo livre com actividades de voluntariado e por em prática essa vossa extrema bondade, como tanto apregoam, é que por aqui não está a surtir efeito nenhum..

Anónimo disse...



O sucessor terá a tarefa facilitada se quiser fazer melhor. E uma tarefa muito difícil se quiser recuperar o tempo perdido! Tudo depende da colocação da fasquia!

Um coisa é certa se quiser fazer tem que ter cuidado com o boicote do tal grupo de interesses e interesseiros ... que não sabem o que é causa publica!

Anónimo disse...


Aquele grupo pequenez, que qualquer dia se intitula 'Portugal Portugal'! Só me posso rir!

Causa pública? Vocês é mais causa perdida mesmo!!