17.9.17

MULHERES NA POLÍTICA AUTÁRQUICA

 


   Nos últimos anos, o número de mulheres a candidatar-se à presidência de uma junta de freguesia tem vindo aumentar em relação aos primeiros anos das eleições autárquicas.
   No concelho do Sabugal este ano são 11 as caras femininas que vão a votos nas próximas eleições autárquicas. Destas mulheres conheço pelo menos três que têm garantido o primeiro lugar. Na freguesia de Águas Belas e na freguesia de Rebolosa tanto a lista do PSD como a do PS as mulheres lideram as respectivas candidaturas, ou seja, uma das mulheres vencerá e será presidente de junta. Em Sortelha, Fernanda Manuela que lidera o movimento Juntos Por Sortelha e única lista concorrente às eleições, ninguém lhe vai retirar a presidência.
   Apresento-vos as 11 caras femininas que tiveram a coragem de assumir um desafio político, aceitando serem as cabeças das suas candidaturas:
Sandra Maria (PSD) e Paula Alexandra (PS)-Freguesia de Águas Belas
Sandrina Fernandes (PS)- Freguesia da Bendada
Silvina Martins(Quadrazais Ozendo Unidos Vencemos)
Sandra Varandas (PS) – Freguesia de Malcata
Maria da Graça (PSD) – Freguesia da Nave
Maria Adélia (PSD) – Freguesia de Rebolosa
Natália Maria (PS) - Freguesia de Rebolosa
Fernanda Manuela (Juntos Por Sortelha) – Freguesia de Sortelha
Sara Carina (PS) – U.Freguesias de Aldeia da Ribeira
                              Vilar Maior e Badamalos
Maria Cândida (CDU) – U. Freguesias de Ruivós, Ruvina
                                    e Vale das Éguas.
   É importante o papel das mulheres na política no concelho do Sabugal. Na política como no assumir de responsabilidades noutras áreas, as mulheres são qualificadas, inteligentes e tão capazes como os homens e com o direito e o dever de participar em todas as esferas da vida.



  


10 comentários:

josnumar disse...

Senhor ou senhora anónimo(a) das 19:52 de hoje, por delicadeza respondo apenas dizendo-lhe que nasci em Malcata, não me intitulo de Malcata, sou de Malcata.
Todos os comentários ao que se publica neste espaço só serão divulgados quando o(a) autor(a) se identificar devidamente. Identifiquem-se e mostrem as suas ideias e opiniões sem a necessidade de se esconderem.
Obrigado

ANA PATORNILO disse...

José apagar os comentários que não gostamos não faz de nós donos da razão. Concordo quando diz que se deve dar a cara quando opinamos aliás tenho vindo a dizer isto a mais de um ano, no que concerne a criticas destrutivas constantes quer de carater pessoal quer institucional por parte de certos grupos nomeadamente "Malcata Malcata"....mas ainda bem que se fez luz! ..mais vale tarde que nunca .... mas reparando na sua intervenção, nos posts que publica, bem como nas suas ultimas opiniões e reflexões, permita-me a observação mas ...para quem não quer nada com a politica anda muito ativo! Mas ainda bem que sou eu que quero algo em troca e/ou favorecimentos. =) é sempre bom e positivo constatar factos...e contra factos não há argumentos....e agora só para terminar, quero parabenizar as DUAS LISTAS CANDIDATAS A FREGUESIA DE MALCATA, pois apesar de ter a minha preferência acho que SINCERAMENTE e INDEPENDENTEMENTE de quem vencer MALCATA IRÁ FICAR EM BOAS MÃOS!

josnumar disse...

Aqui não se apagam comentários por "gosto", nem porque são contrários à minha opinião. Como já avisei, os comentários anónimos não serão divulgados sejam eles de que teor sejam.
Este post sobre a participação das mulheres na política está baseado em factos reais, basta ler as listas dos candidatos para verificar o que afirmo. Quanto ao eu não querer nada com a política é verdade, porque se eu desejasse e quisesse tenho esse direito como cidadão e malcatenho. Sabe muito bem que a minha vida profissional e familiar está organizada mais a norte de Malcata, não é a 45 minutos, mas muito mais. Portanto, não estou mesmo pessoalmente interessado na política em Malcata. Quanto à minha acção, não é política, é lutar com as armas que tenho contra a indiferença, a apatia, o deixa andar, o não é comigo e não me diz respeito,
eles é que sabem o que fazem, não vi e não sei e não quero saber....Quem me conhece sabe o que Malcata significa para mim. As minhas inquietações não são de hoje, nem têm apenas dois anos, são mais antigas e ainda bem que encontro pessoas a pensar como eu.
Constatar que em Malcata há duas candidaturas às eleições autárquicas é o mesmo que dizer que a aldeia tem pessoas corajosas e que querem contribuir para o desenvolvimento da terra.
Também tenho as minhas preferências e quem as não tem ainda está a tempo de pedir esclarecimentos, de perguntar aos candidatos ao que vão e o que querem SER, FAZER e TER daqui a quatro anos....e 8 e 12!

Ana Patornilo disse...

Pois mas então porque apagou ou meus comentários anteriores ? Eles não eram anónimos José!.... Vá se la entender.....no entanto a sua participação critica em Malcata tem sido .muito notória... Infelizmente e só pelas criticas destrutivas...esperemos que critique menos e faca mais e ajude mais independentemente de quem vencer! Em certa parta dou lhe razão ha certas entidades públicas privadas e / ou associativas que fariam melhor figura com mulheres a frente ;) fico me por aqui..espero ainda que como cidadão livre que é continue com os posts cheios de insinuações depreciativas pois só lhe ficam bem ;) aliás só vai de encontro ao que pregoa..democracia, respeito, educação...pense nisto. E de resto sublinho a frase do seu moral "proibido destruir amizades pela politica" ! Sorte aos candidatos pois ambos tem em comum o interesse e desenvolvimento de Malcata!

josnumar disse...

A minha participação crítica vem desde 2006, não é só de agora. E não se tratam apenas de críticas destrutivas, não critico só por criticar. Quando o faço é porque não concordo, porque não gosto, porque se fosse eu, faria de outra forma. Nunca em tempo algum ou em critica que escrevi tive a intenção de atacar a integridade da pessoa ou pessoas. Posso interrogar, posso
ter dúvidas, posso não concordar e não me espanta que outros o façam em relação a mim. E concordo quando afirma que também reconhece que as mulheres são tão capazes, inteligentes e capazes de fazerem melhor figura nas entidades públicas e / ou privadas e/ou associativas existentes no Mundo, incluindo Portugal, concelho do Sabugal e até, porque não, na aldeia de Malcata. Está nas mãos das mulheres darem esse passo e mostrarem que têm tanto valor como os homens! E se às vezes até brinco com as palavras, há outras que posso levar a leitura mais a sério e nem sempre quem as lê consegue interpretar a mensagem que pretendo transmitir.
Nisto de cargos públicos quem os exerce estará sempre à mercê de louvores e de críticas, o cidadão comum muitas vezes porque não lhe é facultada a informação, porque tem um problema, porque pensa que deve ser escutado, porque demoram as respostas, quando encontra o/a responsável, pergunta e quer respostas.
E por muito e chato que o cidadão se apresente, deve ser ouvido e esclarecido ou deixar o compromisso de tratar do assunto.
E volto a insistir que é proibido destruir amizades por causa da política. Também sublinho a negro esta frase. Dá mesmo muito que pensar nela durante estas duas semanas.
Termino com um VIVAM AS MULHERES de Malcata.

ANA PATORNILO disse...

Acho inteligente a forma como foge as minhas questões mais diretas, aliás não me espanta e até percebo....se fosse voce...se...se....se..... As criticas que escreve ou ultimamente tem vindo a escrever estão repletas de insinuações encomendadas na minha opinião...quiça pelo Sr. Malcata Malcata ou Srª ?!....e é pena José...sabe porque? porque até era uma pessoa bem vista ( vista no sentido real)em Malcata, uma pessoa amiga e ate conhecida por todos, contrariamente a outras...mas se fizer uma reflexão sobre o seu percurso verá que certamente as suas criticas são destrutivas, do nunca esta bem nem completo....sabe que as pessoas que estão a frente do poder local independentemente de quem ganhar precisam é de criticas construtivas de ideias, ditas nos locais oportunos sem querer publicidade low cost!.....e concordo consigo quando diz que as respostas demoram...sei de algumas ... por parte de uma dita associação que se intitula apoiante de tudo e todos, desenvolvimento sustentável...e bla bla... e depois quando outra lhe pede apoio demora e demora e enrrola e enrrola...será que a TECNEIRA SABE DISSO?!...aliás posso repetir as minhas questões caso este post passe na inquisição e seja publicado....porque apagou os meus comentário não sendo eles anónimos? como membro ATIVO da AMCF, o que acha na sua opinião critica que a mesma trouxe de útil , palpável e construtivo a aldeia de Malcata? Exemplos concretos sff?

Unknown disse...

Muito bem José Nunes Martins! Vivam as mulheres e os homens de Malcata!

josnumar disse...

Ana, vamos lá aos esclarecimentos.
Quais foram as perguntas que fugi da resposta?
“Criticas que tem vindo a escrever estão repletas de insinuações encomendadas…” diz a
Ana.
Sinceramente acha que sou algum aviador de encomendas? Então na sua opinião, o que escrevo é por encomenda, ou são encomendas que me dão para distribuir? O tempo dos recoveiros já passou à história, nessa época levava as encomendas da empresa aos recoveiros que diariamente entregavam a mercadoria ao cliente mediante o pagamento do serviço. Quem está a insinuar? Onde foi buscar essa ideia?
Não sou pessoa que se pavoneia pelas ruas e não gosto de protagonismo. E se antes me achavam como a Ana diz, dado que poucas vezes nos encontrámos cara a cara ou nas ruas da aldeia, posso concluir que formou essa opinião baseado no que ouve, no que lhe dizem. Sabe, Ana, eu não sou cego, nem surdo e nem mudo. Às vezes finjo que sou surdo e cego, mas não sou estupido e nem ando distraído, embora pareça. Sei que há pessoas que quando me vêem de máquina fotográfica na mão ficam logo a pensar que as vou escarrapachar na internet. Puro engano e ainda não sei quem lhes meteu essa ideia na cabecinha. Sei o que posso e o que devo divulgar e não é para a internet, mas para o meu arquivo pessoal. Posso assegurar que não mudei de opinião, basta estar atento ao que escrevo desde 2006.
O que é que eu destrui com as minhas críticas? Concretize essas destruições com exemplos em que prove ser eu o responsável .
“…nunca está bem nem completo” diz a Ana.
Concretize o que eu apontei como não estar bem nem completo, só assim posso responder.
“as pessoas que estão à frente do poder local, precisam de críticas construtivas, de ideias, ditas nos locais oportunos sem querer publicidade
low cost “ Volto a perguntar: só fiz críticas “destrurivas” como diz a Ana?
O cargo político é um cargo público, as pessoas foram escolhidas ou são escolhidas porque se prontificaram a servir. Ser autarca é colocar os seus dotes, o seu tempo, o seu saber ao serviço das pessoas. Quando aponto uma situação, também me preocupo em apresentar sugestões, ideias, que raramente são tidas em conta. Aponte lá uma das minhas críticas sem apresentar alguma ideia de solucionar ou dar a volta à situação.
“As respostas demoram, sei de algumas…por parte de uma dita associação”
Passado este tempo todo ainda não encaixou na cabeça que a associação existe mesmo, porque se refere “uma dita associação” e não diz o nome? Qual é essa associação que é tão vagarosa a responder? Sabe, na aldeia de Malcata há várias, talvez mais do que o número que tem na cabeça e está a insinuar que uma delas não responde aos pedidos que lhe são feitos. Se estiver a referir-se à AMCF, diga-o claramente, pois terei todo o gosto em dar uma resposta à sua pergunta. Sabe que sou um membro activo dessa associação, sei o que fazemos e o que planeamos fazer.

josnumar disse...

...continuação....
“…uma dita associação que se intitula apoiante do desenvolvimento sustentável…blá,blá,blá…” ai Ana, se esta dita associação tivesse tido os apoios institucionais da freguesia, hoje a aldeia de Malcata estava assinalada no mapa de Portugal como aldeia pioneira na sustentabilidade. Sabe, há projectos que não se transformam em obra quando são completamente ignorados pelas instituições do poder local. Quando os interesses políticos e pessoais são mais importantes que os interesses da comunidade, torna-se bastante difícil obter êxitos concretos. Há obra que só o poder autárquico pode realizar. As associações são uma alavanca mas não conseguem levantar pedra sem o apoio institucional dos autarcas. Já agora, informe-se dos tempos de resposta do poder local às solicitações das associações.
E no que diz respeito ao blá blá, garanto-lhe que para ler os documentos que a AMCF já produziu vai precisar de muitas horas de leitura. E fique descansada com as nossas relações com a Tecneira, membro fundador e colectivo da associação. Não escondemos nada a ninguém, está tudo publicado no nosso site e está acessível, está à distância de um clic, situação que não vai encontrar em mais nenhuma instituição de Malcata, nem mesmo da Junta de Freguesia, que devia ser exemplo de transparência e cooperação, independentemente das pessoas que presidem às instituições, pois os objectivos e os benefícios são mais importantes que as querelas pessoais.
Pode repetir as suas perguntas, tentarei responder como membro activo da Associação Malcata Com Futuro. E em vez de insinuar que só tenho “lábia” e “criticas destruidoras” passe os olhos por aqui:

Conselho Consultivo:
http://malcatacomfuturo.pt/web/conselho-consultivo/
Espreite e veja a constituição do conselho consultivo. Verificará que a Junta de Freguesia está ausente, apesar de ter sido convidada.
Que outra associação se dá ao luxo de poder contar com o apoio destas pessoas e entidades? Reuniu a 1ªvez após a sua constituição e voltará a reunir-se em Malcata. Objectivo: alavancar e apoiar o desenvolvimento da aldeia. Não é “obra” que leva cimento e areia, mas o conhecimento e a experiência destes membros, a sua reputação a nível nacional, não deve ser desaproveitada por Malcata. Ou deve?
Audição Pública em Malcata: http://malcatacomfuturhttp://malcatacomfuturo.pt/web/audicao-publica-17-dezembro-de-2015/o.pt/web/
Uma realização inédita na nossa terra. Os frutos demoram a colher, mas lançámos sementes.
Relatórios:
http://malcatacomfuturo.pt/web/relatorios/
Não escondemos, mostramos e estão à distância de um clic.
Eventos:
http://malcatacomfuturo.pt/web/eventos/
Em dois anos, a lista vai alongando cada vez mais: concurso floral,concurso de fotografia, exposição de pintura, concertos de música clássica com participação de jovens artistas da aldeia, etc.

Imprensa regional e nacional:
http://malcatacomfuturo.pt/web/imprensa/
Malcata-aldeia autossustentável: http://malcatacomfuturo.pt/web/autossustentabilidade/
Uma ideia, um projecto e a obra virá.
VIRTUAL POWER PLANT VPP
http://malcatacomfuturo.pt/web/virtual-power-plant-vpp/
Uma visão de futuro, com o apoio de instituições de renome nacional
E muito mais há para ficar a conhecer das actividades da AMCF.
Ana, fico aguardar mensagem da sua parte.
Seja feliz.



José Nunes Martins



josnumar disse...

As onze mulheres que eu aqui quis destacar são todas cabeças da lista onde participam, ou seja, em caso de vitória, poderão vir a ser presidentes de junta. A mulher é sempre mulher, independentemente do lugar que ocupe e não modifiquei o valor das outras mulheres que também concorrem a estas eleições só porque estão colocadas depois das primeiras. E se eu, José Martins, não mencionei as outras mulheres, não foi porque não reparei nos nomes e nas listas, simplesmente neste meu "post" quis destacar as mulheres que têm a coragem de assumir que são capazes de exercer o cargo de presidente. Não é propaganda, é um facto que podem comprovar consultando as listas. Deixe-se de andar escondido(a) e pergunte a quem de direito, porque é que tendo mulheres excelentes e experientes, algumas listas não tiveram isso em consideração no momento da escolha do candidato a presidente.