08 junho 2017

MALCATA UMA ALDEIA INOVADORA


 Assinatura do Protocolo VPP



   No passado dia 26 de Maio de 2017, a aldeia de Malcata fez história, marcou pontos na transformação deste nosso território e na enertech 2017. Contra outras vontades e desejos, nesse Protocolo VPP-Lab “Laboratório Virtual Power Plant, devem participar os municípios de Penamacor e Sabugal, a Enerarea, a Universidade da Beira Interior e a AMCF , todos parceiros e envolvidos no mesmo projecto. Atrevo-me a dizer que há quem não queira o envolvimento da nossa aldeia, Malcata, argumentando que a VPP terá de ser do Sabugal e Penamacor. Ora, a AMCF na pessoa do seu presidente José Escada, está de acordo que os dois municípios participem neste projecto, mas defendeu acerrimamente que a aldeia de Malcata e a sua população não pode ser excluída e a sua participação neste projecto, representará o verdadeiro envolvimento de uma comunidade que irá auxiliar a aprovação de apoios comunitários, pois a VPP será para todos retirarem benefícios e a aldeia é uma das detentoras do território onde existem os recursos necessários à concretização do projecto. A VPP é a parte maior do projecto, sim porque é abrangente e inclui o concelho de Penamacor, de que faz parte, por exemplo, a aldeia do Meimão. Malcata, a aldeia e a sua comunidade humana, a sua situação económica e social, através da AMCF e de outros parceiros e entidades, está disposta e pensa que é a sua grande oportunidade para se transformar na Aldeia-Autossustentável do nosso país, para não ir mais longe. O que leva o presidente da AMCF e dos membros associados colectivos e singulares a defender a inclusão da nossa aldeia, para além da motivação pessoal dos membros que são naturais de Malcata e do verdadeiro e sincero afecto pessoal de José Escada, é todos nós vermos nesta VPP e na “Malcata-Aldeia Autossustentável” uma das poucas maneiras de trazer realmente benefícios directos para todos os malcatenhos.
   A associação continua a desenvolver a ideia de transformar a aldeia de Malcata numa aldeia diferente e a primeira das etapas deste caminho é o lançamento de um concurso de ideias que chamou de “Juntar Água para a Autossustentabilidade”.
   Toda a documentação relacionada com este projecto foi já enviada, para apreciação, dos Presidentes de Junta de Freguesia, de Assembleia de Freguesia, Associação de Solidariedade Social de Malcata (Lar), Associação Cultural e Desportiva de Malcata e da Associação de Caça e Pesca Malcatense.
  
  
   

                                   Água, sol, energia eólica, floresta...pessoas,
                                   Malcata-Uma Aldeia Autossustentável
                                    



Sem comentários: