24.9.09

NÃO PODEMOS ESQUECER



Eu não sei se na altura em que foram dados os nomes às ruas de Malcata houve ou não uma Comissão de Toponímia, mas o mais provável é ter havido! A verdade é que os nomes que são dados a ruas, becos, praças e largos têm sempre alguma ligação com o nome da pessoa que ali reside, com o tipo de imóvel ali existente ou com outras situações. E alguns nomes bem que necessitavam de ser alterados.
Agora acho que alguns malcatenses mereciam ter o seu nome atribuído a uma rua. Por exemplo, o caso do senhor Varandas, ( mais conhecido por Ti Varandas, que era casado com a D. Deolinda e ambos mantiveram durante muitos anos o Comécio aberto ao povo de Malcata. Para quando a homenagem a este senhor que tanto ofereceu a Malcata?

1 comentário:

Unknown disse...

Não tenho o prazer de o conhecer.
Sou apenas um malcatenho por opção e adopção.
Agradeço muito as simpáticas palavras que profere sobre os meus sogros. Apenas hoje as li. Compartilho a sua ideia na plenitude. A D. Deolinda e o Ti Varandas tinham Malcata e as suas gentes no coração. Eu devo-lhes os bons e eloquentes exemplos de altruísmo, de desprendimento, de sabedoria. Pessoas BOAS que adoptei, como pais, desde a primeira hora que os conheci.
Gostava ainda de lhe dar os meus parabéns pelo excelente blogue que criou. Da maior utilidade nos tempos difíceis que correm. Meio de comunicação muito útil, nomeadamente, no combate ao despovoamento, ao abandono de território. Os tempos são de exigência de politicas públicas de correcção de assimetrias e de coesão territorial.
Gostaria ainda que lesse o etipáfio que dediquei aos meus sogros e que coloquei à entrada da casa que recuperei. É a prova da minha profunda admiração, respeito e muita saudade. Um abraço de Jose Escada da Costa jescadosta@gmail.com