Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 11 de julho de 2025

MALCATA: para melhor está bem, para pior, já basta assim!

    Preciso de ajuda para esclarecer esta coisa das novas placas com os nomes das ruas, travessas e bêcos. Uns nomes são os mesmos, outros são novidade e o mesmo acontece no que diz respeito â afixação e localização das placas.
   A freguesia estava a precisar de colocar alguma ordem na sua toponímia. Tenho acompanhado este processo à distância, pois não resido na aldeia. Contudo, este tema da toponímia interessa dada a sua importância. Eu tinha lido um Edital da convocação de uma Assembleia de Freguesia e na Ordem de Trabalhos, no Ponto 3 os membros da Assembleia de Freguesia iam discutir e votar alterações à toponímia da nossa aldeia. A imagem que se segue mostra o Edital e ao lado está a minha observação acerca deste assunto. O Edital e a minha participação estão publicados na página da Junta de Freguesia- de Malcata. Não se dignaram responder! Fiz o que podia fazer! Lembro que esta reunião se realizou em
 18-12-2023. Fica o registo:

Assembleia de Freguesia 18-12-20023


   Neste ano de 2025, soube através de pessoas que visitaram a freguesia de Malcata, nomeadamente alguns elementos da Confraria do Cabrito, que estavam a substituir as placas toponímicas. A Junta de Freguesia não se dignou divulgar no seu espaço da internet esta decisão de alterar as placas e muito menos as alterações, votação e decisão quanto às placas. O trabalho, mesmo que ainda não esteja terminado, dá a entender que estão apenas a trocar as placas velhas por novas, que uma rua, uma travessa ou via pública para ter nome, só necessita de uma aprovação da Assembleia de Freguesia e tempo para afixar as placas, umas conversas com alguns residentes e "voilà" a freguesia pode orgulhar-se de exibir uma toponímia nova, melhorada e mais correcta. Eu não estou satisfeito com o que encontrei por estes dias. Para os que conhecem o Regulamento Municipal de Toponímia do Sabugal, devem estar espantados com a ligeireza com que a Junta de Freguesia trata dos assuntos de interesse público da freguesia e dos seus residentes. Vejam estes exemplos:

Rua da Fontainha
           Esta placa "Rua da Fontainha" está afixada numa parede da Casa Mortuária!

Ruas da Fontainha e Rua das Eiras no Mapa da Junta de Freguesia

   

                                                                         Rua da Fontainha
 

    Nova placa e o mesmo nome da "Rua da Fontainha" , com novo piso em pedra de granito. Onde começa e termina a Rua da Fontainha?
   Observando o mapa da toponímia,  que a Junta de Freguesia dispõe na sua página da internet, a rua que vai para o cemitério da freguesia, chama-se Rua das Eiras, que entronca com a Rua Carvalheira do Jorge. 
  --------------------------------------------------------- ++++ ---------------------------------------------------------
    Vamos a outros casos que irei tratar mais tarde:
     Rua da Fonte: onde termina a rua? A placa toponímica foi afixada no muro da casa nº38, mas segue-se o nº40 e 42, depois sim, termina!
    A Rua da Estrada: não afixaram a respectiva placa!
    Os novos nomes: Travessa da Rua do Braz Carvalhão ( com 1 casa e sem saída ou ligação a outra via); Beco da Rua do Braz Carvalhão, Beco da Moita, Rua da Corela, etc., etc, etc...
    O Regulamento da Câmara Municipal é documento para ficar na gaveta, desde que se afixe a placa, já está bom! E o que dizer quanto à mudança de moradas? Ao contrário do que dizem na aldeia, é da responsabilidade da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia proceder a essas alterações através de envio dos novos topónimos às Finanças, ao Tribunal e Registo Civil, GNR, Segurança Social e CTT.
   Vamos trabalhar pelo bem da freguesia e bem-estar dos seus residentes e todos os malcatenhos ausentes?
   

                                                José Nunes Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário