29 janeiro 2012

MALCATA: ESPAÇO NATURAL FRONTEIRIÇO

   O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, AECT-Duero-Douro, para além do programa já muito falado das cabras "bombeiras", o Self Prevention, tem em mãos outro importante projecto a que deram o nome de "Fronteira Natural" que tem como objectivo a recuperação integral e sustentável das áreas naturais do seu território de actuação.
   Numa primeira fase o projecto iniciou-se com a identificação das necessidades ambientais tendo-se para isso identificado os espaços rurais degradados e também a detecção das necessidades de espaços públicos urbanos. A seguir, desenvolve-se o Plano Municipal de Actuação Ambiental Integrada, que inclui o programa "Uma necessidade, uma actuação", pelo qual se procede à restauração dos primeiros 65 espaços degradados segundo a ordem estabelecida no Sistema de Intervenção Prioritária, estabelecendo um concurso de conservação rural ambiental. A última fase será a Gestão e Coordenação, garantindo a eficácia e eficiência do trabalho realizado.
 Vitor Fernandes, presidente da J.F.Malcata reunido com a técnica AECT



   Os técnicos deste projecto realizaram 180 visitas com o objectivo de localizar e inventariar os espaços a ser recuperados. Inventário esse que já terminou e que decorreu uma selecção. Vitor Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Malcata tambem reuniu com os técnicos e transmitiu-lhes os espaços susceptíveis de serem recuperados.
   "Fronteira Natural" é um programa transfronteiriço Espanha-Portugal, que deve decorrer de 2007 a 2013, com uma verba de 800.000 euros. Este projecto pretende reabilitar espaços rurais que os sócios da AECT Duero-Douro propuseram. A lista definitiva dos 100 lugares escolhidos estava prevista sair este mês de Janeiro de 2012. Consultei a página da associação e não encontrei essa lista.
   Para terminar gostaria de vos transmitir o(s) espaço(s) que a Junta de Freguesia de Malcata apresentou para candidatar-se a este programa. Desconheço, não perguntei mas gostava de saber.



Sem comentários: