8.6.10

IGREJA MATRIZ DE MALCATA: REQUALIFICAÇÃO DO ADRO E ESPAÇO ENVOLVENTE

   Estão a decorrer umas obras à volta da Igreja Matriz de Malcata. Como todos sabemos, o espaço que rodeia a igreja não estava uniforme e realmente estava mesmo a pedir uma intervenção.
As obras estão a andar muito devagar. O piso de cimento,do lado da sacristia, foi todo arrancado e estão a calcetar agora com paralelos de granito, em tamanho pequeno.
À frente da igreja, como estava muito sujo, o empedrado antigo esteva muito escondido e agora com a lavagem das pedras ficou bem visível o mau estado em que já se encontrava. Trata-se de um empedrado muito antigo, feito com pedras em tons de cinza e branco. Os mais idosos dizem que essa pedra veio do leito dos ribeiros e do rio, pois, muitos chamam-lhe "seixos do rio". Recuperar a calçada antiga vai ser um trabalho demorado, mas vai valer a pena que seja assim feito e que de facto procurem manter a traça antiga do adro da igreja cuja data da sua construção foi feita em 1885.

Aqui podemos já ficar com uma pequena ideia do piso que está a ser colocado à volta da igreja. Se bem se lembram, começava aqui o cimento e terminava ao chegar perto da antiga residência paroquial.
Agora, o que não posso deixar de chamar a atenção é para a rampa colocada recentemente para facilitar o acesso às pessoas com necessidades especiais. Esta rampa está mal construída, não possui a inclinação legal, desvirtua por completo com o adro da igreja ao terem utilizado paralelos de granito grandes e cheios de cimento...tem que ser desfeita e pensar noutra solução. Assim, não está nada bem. E já agora, alguém me explica a razão da existência do "19" em metal amarelo que está pregado na parede, por cima do corrimão?

Sem comentários: