3.3.07

ENCONTRO DE PRESIDENTES DE JUNTA EM SORTELHA







Quarenta presidentes das Juntas de Freguesia vão encontrar-se no dia 31 de Março, para, a bem do concelho do Sabugal, conversarem e conviverem. Sortelha será a freguesia anfitriã do primeiro encontro dos autarcas.

A iniciativa foi lançada pela chamada «Mesa das Juntas de Freguesia», constituída por cinco presidentes, eleitos pelos pares (o de Pousafoles, que é o actual presidente da Mesa, e os do Baraçal, Soito, Aldeia do Bispo e Fóios). Na reunião de dia 23 de Fevereiro, foi posta à votação uma proposta, que mereceu unanimidade: os 40 presidentes passam a visitar, mensalmente, uma freguesia.
O programa de cada encontro incluirá uma visita guiada à freguesia anfitriã, uma reunião de trabalho e uma refeição de convívio.
A primeira freguesia a visitar será Sortelha, o que acontecerá no próximo dia 31 de Março. No final do convívio será sorteada a freguesia seguinte. O objectivo é os presidentes conhecerem-se melhor, conviverem e trocarem experiências e informação relevante.
José Manuel Campos, presidente da Junta dos Fóios explicou ao Capeia Arraiana o interesse da iniciativa: «Julgamos que este tipo de convívio e intercâmbio, vai ser muito benéfico porque em todas as freguesias vão acontecendo acções de reconhecido mérito. É motivador para quem mostra e poderá também ser muito útil para outros colegas uma vez que todos poderemos daí tirar ideias». Luís Paulo, presidente da Junta de Sortelha e anfitrião do primeiro encontro, afina pelo mesmo diapasão: «Vale a pena apostar nestes encontros, porque estamos afastados uns dos outros e precisamos de nos conhecer e compreender melhor.»
A Mesa das Juntas é uma originalidade do concelho do Sabugal. Os presidentes das freguesias encontraram assim uma forma de se representarem junto da Câmara Municipal, fazendo-lhe chegar os seus problemas e as suas reivindicações. Agora é dado mais um passo, que se for bem sucedido, dará também um sinal de união e compreensão, de que todo o concelho beneficia.
plb
NOTA: Malcata.Net agradece ao Capeia Arraiana esta informação.

Sem comentários: