3.1.24

O CANTAR AS JANEIRAS EM MALCATA


   

O grupo canta as Janeiras na Rua das Eiras.
 


Cantar as Janeiras é uma tradição muito antiga que tem lugar em muitas das aldeias da nossa região. É um costume que vai passando de geração em geração, assim como as cantigas associadas a esta tradição.




   Em Malcata, a tradição anda um pouco ao sabor das vontades de alguns, que se juntam com diversos instrumentos musicais como a concertina, os ferrinhos, a pandeireta, a viola, o bombo e que percorrem as ruas da aldeia, a cantar as janeiras à porta das casas habitadas. Ali ficam a cantar e a convidar o dono da casa a vir dar-lhes as janeiras. E que janeiras vão receber?  É sempre uma surpresa, que só se sabe quando a porta é aberta e o dono da casa oferece alguma coisa, que pode ser filhoses, chouriças, morcelas, pão, queijo e vinho novo. Ora tudo o que for oferecido durante a caminhada pela aldeia, vai servir para fazer uma borga, com a participação de todos. 
Ora digam lá se tem gente contagiante?

                                            
   
   Retomar esta antiga tradição de cantar as janeiras, gerando momentos de alegria e de partilha, é importante manter e procurar passar aos mais jovens.
   A nossa aldeia, que tanto se diz ser desenvolvida e participativa nas actividades da comunidade, nestes últimos anos tem sido uma tristeza no que diga respeito à tradição de cantar as janeiras.

   A aldeia ganhará se tudo fizer para preservar e divulgar a sua própria cultura e esta tradição pode e deve ser preparada e o primeiro passo a dar, no meu entender, será reunir as colectividades e entidades da nossa terra e entre todos chegar a um consenso quanto ao grupo que assume a actividade das janeiras. 
   Esta e outras tradições fortaleciam as relações entre os residentes da nossa aldeia, que através de brincadeiras inocentes e descomprometidas, comunicava e se trocavam momentos alegres e ternurentos, pois o que movia essa gente era o bem comum, respeitando-se mutuamente.
Lar de Malcata abre sempre  a porta.


O grupo a aquecer as vozes.
   Há ainda pessoas vivas e que sabem cantar as janeiras. A prova é estas pessoas que em tempos cantaram as janeiras. Mas a maldita política que se pratica na nossa terra, dividiu as pessoas, abalou a sã convivência e ainda não se semeou boa semente e o povo continua às avessas, com grupinhos com os mesmos gostos e que se organizam como se só eles riem e choram.
   Claro que os convívios são abertos a todos e a todo o povo. Só participa quem quer e os que estão divertem-se à farta. Só que os interesses de uns não são os mesmos de outros, acabando por irem sempre as mesmas pessoas. 
   A confiança cega em determinadas instituições e pessoas que ocupam cargos de algum poder, seja político ou social, ainda se sente na forma de pensar e agir de muitas pessoas a residir na aldeia. Ainda vivem com receio e convencimento que quem manda é que sabe fazer e por isso decide sem dar conhecimento ao comum cidadão. 
   Malcata é uma freguesia de dimensões curtas e quem lá vive pensa que sabe e é informado de tudo o que de importante por lá se passa, mas muito fica no segredo dos deuses e das paredes. 
   E chegados aqui, deixo a pergunta que gostava de ver respondida:
   Quem este ano vai cantar as janeiras em Malcata?
   

   Bom Ano para 2024
   Um fraterno abraço do malcatenho que vive bem distante 
  da terra onde nasceu.
   
   Agradecimento: as fotos aqui reproduzidas foram recolhidas no blogue 
                da ACDM aqui:   https://acdmalcata.blogspot.com/2012/01/janeiras-8-de-janeiro-de-2012.html

Sem comentários: