30.1.23

MALCATA: QUANDO O SONHO É DO TAMANHO DO HOMEM

    

Assim começou o sonho


   A ASSM (Associação Solidariedade Social de Malcata) foi fundada por um pequeno grupo de pessoas reunidas em Malcata e desde que abriu, tem sido o cartão de visita da nossa freguesia. Trata-se do maior investimento particular até hoje realizado na nossa freguesia, que conta com pouco mais de duas centenas de moradores.
   A oferta de instituições de apoio às pessoas idosas é suficiente no concelho do Sabugal. Mesmo com tanta oferta, a escolha do Lar de Malcata não deixa de crescer e de se alargar para lá da área geográfica do nosso concelho.  Foi baseado na procura que a direcção presidida por Carlos Clemente, partiu para a construção de um segundo pavilhão para funcionar como ERPI (Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas). Ao mesmo tempo, o novo espaço foi pensado também como salão multiusos onde se podem realizar algumas actividades culturais e recreativas, encontros e refeições de grupos.
   Toda a obra da ASSM está à vista de todos e tal deve-se ao trabalho das várias direcções que ao longo dos anos ocuparam essas funções de gestão.
   O lar de Malcata, como é vulgarmente conhecido, é uma realidade e a envergadura que hoje tem, deve-se principalmente ao senhor Carlos Clemente e às pessoas que o acompanharam e apoiaram. Ninguém põe em causa a importância desta obra e que tanto dignifica a nossa freguesia, o nosso concelho e todos os que nela exerceram e exercem alguma função.
   E meus caros, é um acto de justiça que as pessoas se lembrem dos que iniciaram esta grande obra, esta corajosa empreitada. Foram essas pessoas que tiveram a ideia, a vontade e a coragem de erguer uma instituição a que chamaram Associação de Solidariedade Social. Por isso, é justo que nos lembremos destas pessoas e ao mesmo tempo termos com elas um sentimento de gratidão.
   A ASSM que hoje conhecemos, é o somatório do trabalho e dedicação de todos quantos passaram e estão diariamente na instituição. O meu sentimento e o meu sincero desejo é que todos se unam em volta da ASSM, cumprindo cada um a sua missão e função. É   assim que uma associação de solidariedade social se transforma e se mantém coesa e com esperança no futuro.

 José Nunes Martins


Sem comentários: