29.6.20

NO MELHOR PANO CAI A NÓDOA

Classificação das águas é uma obrigação
para nelas mergulhar com maior segurança para a saúde.



   Este ano na Zona de Lazer de Malcata tem banhos desaconselhados e a estrutura flutuante também está desaconselhada a sua utilização. O desaconselhamento dos banhos na água da albufeira da barragem e  da utilização da estrutura flutuante. deve-se a um conselho da Agência Portuguesa do Ambiente (APA ), informou o senhor presidente de junta, no passado dia 15 de Junho,  na Assembleia de Freguesia de Malcata. Foi nesta data dado conhecimento aos membros da AF e ao público presente, o auto de contraordenação dirigido à Junta de Freguesia de Malcata ainda no ano de 2019. Eu fui um dos cidadãos que estava presente nas duas assembleias de freguesia e ao meu lado assistiram mais quatro pessoas. Esta comunicação do senhor presidente para mim não foi novidade, pois em Abril de 2020, mês em que a Câmara Municipal do Sabugal colocou na sua página oficial  as actas das Reuniões da Câmara realizadas no presente ano, li numa acta de Janeiro que o senhor presidente da Câmara andou o mês muito ocupado a auxiliar a Junta de Freguesia de Malcata a resolver este problema da contraordenação. Já em Maio, através de uma carta dirigida à Junta de Freguesia de Malcata, solicitei esclarecimentos sobre esta situação. Soube nesta assembleia de Junho, pela voz do senhor presidente, que não me deu resposta porque o assunto é importante e de interesse para a freguesia e sendo eu cidadão, considerou que não devia responder-me antes de informar a Assembleia de Freguesia sobre o assunto. Por causa da pandemia do Covid 19, as reuniões da AF foram adiadas e portanto chegada a hora das reuniões, tinha chegado a altura certa de dar conhecimento a todos ao mesmo tempo. Ouvi atentamente esta explicação e as razões da contraordenação. Pessoalmente penso que, dada a importância do assunto, sabendo a Junta de Freguesia que os membros da Assembleia de Freguesia habitam na freguesia, facilmente arranjava forma de lhes dar conhecimento. Coincidências ou não, a verdade é que eu, um cidadão como os outros da nossa freguesia, tendo por hábito e por interesse em exercer o meu dever de cidadania responsável, interesso-me por ler documentos que digam respeito à freguesia, já sabia desde Abril e podia ter informado o povo e conscientemente não o fiz. Depois da não resposta à minha carta, depois de ler a Ordem de Trabalho das duas Assembleias de Freguesia e verificar que o assunto do auto de contraordenação não constava em nenhuma delas, fui surpreendido pelo pedido feito pelo senhor presidente de Junta à Mesa da Assembleia para acrescentar um ponto à ordem de trabalhos, precisamente o assunto da Zona de Lazer de Malcata. Foi aceite e lá teve a palavra o senhor presidente da Junta de Freguesia para falar sobre o assunto.
   Posso informar-vos que, em Abril a oposição desconhecia e não sabia o que tinha acontecido. Para mim é difícil compreender a ausência da oposição nestas duas Assembleias de Freguesia. Foram duas assembleias onde se trataram assuntos de interesse para a freguesia, para o bem estar dos cidadãos e não estar presente a oposição, com todo o respeito que tenho por todos,
acredito que as razões e os motivos apresentados a quem de direito, tenham mesmo impedido de estarem presentes nas reuniões e na próxima façam e mostrem o contraditório, deem sinal de interesse pela vida dos vossos eleitores.
                                                                                                       José Nunes Martins


 

1 comentário:

josnumar disse...



A leitura deste documento ajuda a compreender esta situação.


https://www.cm-sabugal.pt/wp-content/uploads/2020/06/N02_de-22-01-2020_ret.pdf