14.11.19

O ESTADO DAS COISAS

 
        Parque de Merendas de São Domingos-Malcata
                                                                 


    
Ao longo dos anos venho dizendo muitas coisas sobre a nossa aldeia, o nosso concelho e, por diversas vezes, alertar para uma realidade que tem contribuído para a descaracterização da aldeia, nomeadamente no que diz respeito ao património edificado, ao património público e ao património imaterial.
   Malcata, no tempo em que os emigrantes iam para França ganhar dinheiro e deixavam os filhos por causa da escola, era uma aldeia cheia de crianças e juventude. Os primeiros que abalaram e por lá andaram a trabalhar e muitas vezes a comer o pão que o diabo amassou, acabaram por regressar e aqui têm vivido os seus dias à custa da “retrete” vinda de França. O mesmo já não aconteceu com os filhos desses emigrantes. Aqueles que partiram depois dos seus pais ou aqueles que já nasceram em território francês, só no tempo das férias é que vêm a Malcata. Durante o ano a maioria dos residentes na aldeia são pessoas envelhecidas, que passam os dias no Lar ou nas suas casas. Com a ausência dos garotos e raparigas, encerraram a creche e a escola primária. Construiu-se o lar com Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Estrutura Residencial Permanente. Ou seja, aumentou-se a capacidade do lar e também se aumentou a área do cemitério. Neste momento os dois edifícios das escolas primárias estão cedidas a associações e Junta de Freguesia. Bem, com esta decisão ambos os edifícios estão em boas condições de conservação. Entretanto, a maior parte das casas abandonadas, como são os antigos palheiros e aquelas casas cujos donos já faleceram e os herdeiros ainda não fizeram as partilhas do património, muitas delas já caíram ou estão a cair aos poucos e poucos. Tanta casa vazia, sem alma humana no seu interior, transformou as ruas numas calçadas ruidosas e assustadoras porque ouvimos os nossos próprios pés a pisar o chão porque caminhamos sós e com pressa de chegar ao destino.
   É visível ao nosso olhar o enorme desleixo e desinteresse pelo património edificado, tanto o particular como o público. Os particulares empurram a responsabilidade para a junta de Freguesia e nela depositam o poder de intervir, muitas vezes sem recurso ao bom senso comum, passando a ter em conta os interesses dos que votaram a favor, deixando os outros fora das preferências. Com estes procedimentos acabamos por viver na mesma freguesia, mas em dois grupos: o grupo a favor da coisa e o grupo do contra a coisa. 
   Hoje até aquelas coisas que sempre todos se interessavam por preservar, manter asseadas e esmeradas, estão a ficar abandonadas, cheias de mato ao redor, placas de identificação destruídas e a apodrecer no chão, ali estão esquecidas, mas à mostra de quem ali passa. Muito se prometeu e nada ou pouco se vê de animador. Em tempos, quando para além das quatro paredes pintadas de branco e a porta de azul e espreitava lá para dentro através daquela janelinha, via que ali permaneciam os guardiões junto ao altar. Nesses tempos passados e em sinal de respeito, os homens tiravam o chapéu ou a gorra que voltavam a pôr na cabeça continuando o seu caminho. Falo-vos da Capela de São Domingos e do Parque de Merendas. A capela é património religioso, logo está fora da gestão política. Mas o Parque de Merendas é da responsabilidade política e carece de mais cuidado, mais interesse pela sua limpeza e estruturas de apoio para poder ser um local de lazer e fruição dum verdadeiro Parque de Merendas.
                                                                                                       
                                                                                                                 
José Nunes Martins

Sem comentários: