19.2.17

O ENFADO NÃO ACONTECE POR ACASO



O falatório mais ouvido destes últimos nas ruas e cafés é sobre a antena de telemóveis.
  
O problema começa em Novembro, em que a Junta não teve o discernimento de comunicar antecipadamente à população do que iria acontecer “, diz um cidadão, enquanto com a colher de café na mão direita mexe o açúcar que acabou de despejar para dentro da chávena.
   Pois, isto de fazer e depois informar trouxe desconforto e perguntas que podiam ser evitadas. É que todos acabamos por participar nessa excitação e o ruído aumenta de intensidade porque, como em qualquer povo das nossas aldeias, as notícias sejam boas ou más, depressa são conhecidas.
   É verdade que o assunto das antenas já não é de agora, ou seja, não foi neste início de Fevereiro que os acordos foram conhecidos pela junta de freguesia. Também é verdade que não se trata de um pedido da junta para que a NOS instale a antena em Malcata e nem tão pouco da Câmara Municipal do Sabugal. Duvidam? Então informem-se na Anacom e perguntem se Malcata e outras freguesias do nosso concelho estão ou não na lista de freguesias que fazem parte do lote de freguesias tendencialmente sem cobertura de banda móvel, cujo relatório final foi aprovado pela Anacom.

   Fui acompanhando o desenrolar do assunto e na impossibilidade de estar na reunião que a junta convocou para esclarecer as pessoas, usando as redes sociais enviei a 50 pessoas esta pergunta:
   “Como Malcatenho(a) concorda ou não com a instalação da antena de telemóveis no jardim da junta de freguesia, ao lado do parque infantil?”
  
A mesma pergunta foi enviada a todas as pessoas, todas com relações familiares ou com gente amiga em Malcata. Foi um exercício não científico, sem grupo de idade ou sexo. Jovens, rapazes e raparigas, homens e mulheres, a quem lancei o desafio, muito agradeço a quem respondeu. Aqueles que não responderam foram em grande número, o que não me espantou.  Durante cinco dias aguardei resposta e eis os resultados obtidos:
Responderam: SIM……… 04
                      NÃO……. 23
   Não responderam:----- 19
   Indecisos:----------------04
   Surpreendidos com estes números? Eu não!
   Assunto encerrado? Eu digo que ainda não está encerrado. Vamos esperar respostas da NOS e da ANACOM.
   Última nota: autarca eu ? Resposta: Não! Mas ninguém corta a raiz ao meu pensamento e
à AMCF.
   Somos Malcata!

11 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente continuamos a ter pessoas a fazer comentários que até esta data nada fizeram por pela nossa terra, pergunto-lhe o que é que o sr já fez por malcata, ao fim de tantos anos ainda estamos à espera que o sr. faça alguma coisa por Malcata e não só criticas, porque para criticar existe muita gente. Aguardamos que o sr. jose martins prove que é capaz de fazer alguma coisa por Malcata. Deve lembrar-se de uma frase que o Sr. Rui Chamusco lhe enviou.
"Precisamos de pessoas que trabalhem e não critiquem".
Já procurou saber o que se passou na reunião?
Já retirou as suas conclusões?
Sabe quantas pessoas estavam de acordo pela colocação? e quantas estavam contra?
Consegue mostrar-nos as pessoas que estavam contra no seu inquerito ou é só falar por falar.
Viva a democracia.

Anónimo disse...

Este texto do "enfado" é revelador do pensamento medíocre que impera nas opiniões emitidas na página Malcata Malcata. Se efectivamente têm assim tanta razão porque apagam comentários que vos questionam e bloqueiam pessoas que faziam parte da vossa lista de amigos mas não partilhavam da vossa opinião. Que forma triste de estar na vida!

Isabel Lamelas disse...

Ainda que possa causar estranheza ou que alguma "pseudoperspicácia" se lembre que efetivamente eu não sou uma das malcatenhas mais assíduas, no que respeita a visitas à nossa querida aldeia, sinto-me na obrigação de dizer que não consigo ficar indiferente a todo o tipo de farpas que vão sendo lançadas daqui e dali. Confesso que não consigo perceber quais os benefícios de tanta animosidade, no que diz respeito à TERRA que viu nascer os nossos antepassados e cuja preservação, de mãos dadas com o progresso, deveria ser prioridade de TODOS NÓS! Lembro-me que há bastantes anos atrás, era eu uma garota, surgiu a Reserva Natural da Serra de Malcata. Pelo pouco que fui percebendo (corrijam-me se estiver errada) tantas vozes contra em nada nos beneficiaram (BEM PELO CONTRÁRIO). Se bem me lembro, houve até quem se valesse do seu estatuto de "pessoa culta" para fazer acreditar que todos perderiam as terras de cultivo! Diz o velho ditado, que a união faz a força. Como eu acredito que a gente da minha terra é sensata, acredito que vamos todos remar para o mesmo lado, para chegarmos a bom porto.

Anónimo disse...

Enfado mesmo é ouvi-lo falar...medíocre..o que é que já fez por Malcata? Pelos vistos nem à reunião conseguiu ir...vacuidades..

Anónimo disse...

Sr do Enfado, as opiniões em algumas pessoas são como flores, desabrochar e deslumbram com tamanha beleza noutros são como gases, existe sempre o risco de vir acompanhado de mau cheiro. As suas opiniões classifico na segunda categoria depois de me ter dado ao trabalho de ler todas os Posts no Facebook e as suas opiniões no blogue.

Malcata Malcata disse...

Comentários anónimos ofensivos são atos de cobardia próprios de GENTE MENOR!

Anónimo disse...

Enviar mensagens privadas na tentativa de intimidar é o quê Malcata Malcata, pois foi o que acabou de me fazer. A transparência que tanto exige aos demais em si é opaca!

Malcata Malcata disse...

Já sabemos quem é! Como vê foi fácil! Tenha juízo!

Anónimo disse...

Mas eu não me escondo, ao contrário de vocês. Eu faço os comentários na vossa página que apagam imediatamente. Mas também não envio mensagens privadas com ameaças. Quanto ao juízo aplicar-se o princípio das opiniões, se não se lembrar qual é veja o post mais acima. Sejamos francos pelos comentários e lides que recebe não me parece que esteja muito acompanhado...

Malcata Malcata disse...

Anonimo! não se esconde ? sem comentários adicionais!!!

Anónimo disse...

Malcata Malcata, como sabe é necessário escolher um perfil quando se fazem comentários no blog e das opções apresentadas eu não possuo conta pelo que tenho de optar pelo "Anónimo". Mas a semear a dúvida é a desconfiança dou-lhe nota 20! Quanto às mensagens que me enviou não foram anónimas mas esclarecedoras do seu carácter. Sejamos francos anónimo ou não sem estes comentários este blogue estava " sem rede".