9.10.07

SEPNA DA GUARDA SURPREENDEU DOIS CAÇADORES NAS SERRAS DO SABUGAL COM MATERIAL ILEGAL

A caça é uma actividade lúdica para muitos caçadores. O Sabugal é um concelho onde, provavelmente, existe uma caçadeira por cada família. Desde criança que conheço pessoas que, no tempo da caça, saem com os amigos de arma ao ombro e os "podengos" à frente calcorreando montes e vales à procura de coelhos bravos, perdizes, tordos... Às vezes, faziam umas "BATIDAS" à raposa...e toda a aldeia participava. Aqueles que não tinham arma, agarravam em bordões, varas e não sei que mais e faziam de batedores e espantadores de caça. A sua função era a de levar a que as presas fossem empurradas para "as portas" onde eram esperados pelos caçadores que com os zagalotes na camara da arma premiam o gatilho e a munição era disparada, mas, o alvo preferido não era a" matreira", mas sim o animal proibido, com mais carne e melhor do que a raposa...e dizia-se:"azar para o porco, pois, quem o mandou passar ali, no monte, no lameiro do Ti Manel, precisamente no momento exacto em que disparei para a raposa que se me escapou...". Pois, nós sabemos que os caçadores sabem porque acertavam no pobre do javali e deixavam fugir a raposa.Bem, mas para que a coisa fosse mais abafada havia que matar algumas raposas, caso contrário, a caçada era totalmente ilegal. Só não via quem não queria ver...é que eram tantos a participar na montada e quantas vezes no fim a carne que depois de repartida pelos participantes, sabia bem mas quase que não dava para saborear.
Mas estas coisas aconteceram no tempo da outra senhora...no tempo do António Oliveira... o Salazar!Sim, esse que nos governou durante muitos anos.
Agora, os amigos da caça têm o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente(SEPNA), da GNR. E pelo que o Jornal de Notícias publica hoje, os militares do SEPNA nem de noite deixam os caçadores em paz e sossego...estão a aprender com a ASAE. Aí vai a notícia:
"O...SEPNA da GNR da Guarda, deteve em flagrante dois homens que estavam a caçar javalis com armas proíbidas na zona do Sabugal. A operação decorreu na noite da passada sexta-feira, após os militares do SEPNA terem detectado os focos do jipe onde seguiam os indivíduos, de 51 e 31 anos.
Os caçadores foram interceptados e indiciados pelos crimes de prática venatória fora da jornada de caça, uso de meios não permitidos e por processo não autorizado por causa do recurso do jipe e dos focos, que servem para detectar e encandear as presas.
Foi-lhes apreendido o jipe, uma espingarda caçadeira, 59 cartuchos de nove milímetros, sete cartuchos carregados com zagalote, dois focos e duas navalhas.
Presentes ontem(8/10/2007)ao Juiz do Tribunal Judicial do Sabugal para primeiro interrogatório, ficaram sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência, tendo o processo transitado para inquérito".
in Jornal de Notícias, de 9/10/2007, escrito por Luís Martins.

A caça, seja ela qual fôr, está regulamentada e só é permitida de acordo com a legislação em vigor. Para um caçador exercer legalmente a actividade venatória, tem de ser titular de uma licença de caça geral. Determinados grupos de espécies cinegéticas necessitam de licença especial(as aquáticas e a caça maior), mas não dispensam a posse de uma licença geral.
As licenças gerais são:
Licença Nacional........
Licença Regional.............
Licença Para Não Residentes em Território Português.

As licenças especiais são as de caça maior e as licenças de caça à aves aquáticas. A validade e o âmbito territorial destas licenças são conferidas pela licença geral.
Por despacho do Ministro da Agricultura, pode ser dispensada a licença especial de caça maior aos caçadores residentes na freguesia ou freguesias onde se sítua a área a bater ou a montar os javalis.
Caçar sem licença adequada é uma contra-ordenação punida com coima. Caçar sem se fazer acompanhar da licença de caça também é uma contra-ordenação punida com coima.
E cuidado com os militares da SEPNA.

Sem comentários: