30.10.07

PARA QUANDO A APROVAÇÃO DO PLANO DE ORDENAMENTO DA ALBUFEIRA DA BARRAGEM DO SABUGAL?







APROVEM O PLANO DE ORDENAMENTO DA BARRAGEM DO SABUGAL.




É IMORTANTE PARA MALCATA
É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCELHO DO SABUGAL





O concelho do Sabugal aguarda a aprovação do Plano de Ordenamento da Barragem do Sabugal. Há tempos já tinha falado neste importante assunto. O Sabugal, e em particular, a aldeia de Malcata, têm o futuro na albufeira da barragem. Neste momento a albufeira apenas tem servido de ponto de abastecimento de água a alguns milhares de pessoas e local escolhido para os amantes da pesca se entreterem. É preciso passar o Plano do papel para a prática e passar a ser um documento base para o desenvolvimento da região. Há que alertar as pessoas e dizer-lhes que é urgente colocar as ideias ao serviço das pessoas. Os políticos do concelho têm de se mexer e procurar por todos os meios resolver o impasse em que o plano se encontra. A iniciativa do blog "Capeia Arraiana" , pela escrita do senhor Ramiro Matos, deve ser exemplo para todos os sabugalenses. Não podemos deixar que o País veja e ignore o Sabugal e a falta que os investimentos na barragem trazem às populações.




SENHORES POLÍTICOS, CHEGA DE ESQUECIMENTO, É TEMPO DE LIMPAR O PÓ AOS DOCUMENTOS DO PLANO ORDENAMENTO DA ALBUFEIRA DA BARRAGEM DO SABUGAL. AS PESSOAS ESTÃO PRIMEIRO, entre a "REN " e as pessoas , entre a paisagem e o Plano da Reserva da Serra da Malcata, estão o interesse das pessoas daqui, sim, as que aqui vivem e lutam todos os dias contra a desertificação do nosso concelho, da nossa aldeia...dá pena ver a água ser sacada daqui e os "donos da mina" não usufruirem dos seus benefícios.
Dou a caneta ao senhor Dr.Ramiro Matos:
"A Albufeira do Sabugal no rio Côa constitui uma importante janela de oportunidade no desenvolvimento do Concelho, criando condições para a existência de um nicho de actividades turísticas ligadas à natureza.
Esta Albufeira foi objecto de um Plano de Ordenamento, que aguarda aprovação final desde meados de 2006.Porque este Plano define, de forma precisa o que se pode ou não fazer e onde se pode fazer, é importante desenvolver uma breve análise do seu conteúdo.Nos termos do proposto serão permitidas na Albufeira e na sua envolvente, actividades como: Pesca; Actividades balneares; Navegação recreativa com embarcações motorizadas equipadas com propulsão eléctrica, a remo, pedais e vela; Competições desportivas; 5 Pontões flutuantes para um máximo de 10 barcos cada; Campismo e Parques de Merendas; Instalação de tendas ou equipamentos móveis em locais públicos e a realização de eventos turístico-culturais ou turístico-desportivos.A Câmara Municipal poderá autorizar edificações em terrenos com, pelo menos, 10.000 m², para: Habitação permanente dos proprietários ou titulares dos direitos de exploração e dos trabalhadores permanentes; Turismo em espaço rural; Anexos agrícolas; 1 Hotel Rural.No espaço definido como Espaço de Recreio e Lazer da Albufeira do Sabugal poderão vir a ser instalados os seguintes empreendimentos turísticos, até a um máximo de 300 camas: Um estabelecimento hoteleiro; Um aldeamento turístico; Centro náutico; Zona de instalação de pontão flutuante ou embarcadouro; Zona de recreio balnear; Piscina flutuante; Parque de estacionamento; Parque de merendas; e Restaurante.Este Espaço ficará localizado entre o aglomerado urbano da Malcata e o plano de água.De entre as actividades e empreendimentos proibidos, merecem maior destaque: a navegação recreativa com embarcações propulsionadas a motor de combustão interna; a permanência do gado; a aquicultura; a extracção de inertes; actividades desportivas como motocross, karting e actividades similares; quaisquer operações de loteamento; a instalação de explorações pecuárias intensivas incluindo as avícolas.Por este breve apontamento se pode aferir da sua importância para Concelho e, nomeadamente para o Sabugal e Malcata.Torna-se urgente que, por um lado, se comece a estudar como tornar realidade o seu conteúdo, e, ao mesmo tempo, exigir da Administração Central a rápida aprovação e publicação do Plano de Ordenamento da Albufeira do Sabugal."«Sabugal Melhor» opinião de Ramiro Matosmailto:Matosramiro.matos@netcabo.pt

Artigo lido e copiado daqui:http://capeiaarraiana.wordpress.com/2007/10/25/a-albufeira-do-sabugal/

1 comentário:

Maia Lopes disse...

Falhou uma coisa importantíssima: a navegação tem que ser aberta a todos os tipos de embarcações de recreio.
Quando é que vão acabar os preconceitos e a desinformação acerca dos motores de explosão?