10.1.07

TEMOS PRESIDENTES

Os presidentes das Câmaras do Sabugal e de Penamacor estão fartos das restrições colocadas ao desenvolvimento e propõem-se gerir directamente a Reserva Natural da Serra da Malcata.

Os políticos dizem:
Manuel Rito(Presidente da Câmara de Sabugal):
«A Reserva devia estar mais ao serviço do desenvolvimento das populações e não servir de campo de treino não se sabe de quem».
Torrão(Presidente da Câmara de Penamacor):
«Nós não queremos apenas estudiosos na serra. Creio que será melhor que a gestão dos últimos 25 anos, porque simplesmente não temos visto mais valias para os dois concelhos».

João Meneses(Instituto Conservação da Natureza):
«As autarquias já podem propor a criação e gestão de Áreas Protegidas de interesse local, mas a importância dos valores naturais da Serra da Malcata leva a que o regime de protecção estabelecido seja de âmbito nacional e não apenas local ou regional, o que quer dizer que nestes casos não se pretende que sejam as autarquias a estabelecerem a gestão das áreas protegidas mas sim quem tem uma visão integrada e global da conservação da natureza no país».

Depois destas afirmações, alguém me diz quais foram os benefícios para as populações que vivem aos pés da Reserva da Malcata? Ao fim destes anos todos foi só blá, blá, blá, blá e os linces piraram-se para Espanha. Talvez já previssem a subida do Iva nos territórios nacionais ou serem obrigados a descansar um dia por semana...por causa da poluição dos seus dejectos e serem responsáveis pelo aquecimento do ambiente na serra de Malcata.
A verdade é que até hoje pouco ou nada foi alterado. As populações continuam na mesma pasmaceira e por aquelas bandas quase parece o Alentejo, cada vez com menos gente, os matos vão tomando conta de tudo e sair para a serra cada vez custa mais.
Acordem meus senhores. Vivem pessoas na Reserva da Malcata.
As pessoas da Reserva da Malcata querem e amam aquilo que é deles. Alguém que os ensine a "pescar"e não lhes tirem os "peixes" da boca. Posted by Picasa

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Boa Tarde

Citar a fonte das declarações dos presidentes das Câmaras e do ICN também não era má ideia.

Um abraço

José Furtado
Jornal Reconquista