3.3.24

MALCATA: AS TRADIÇÕES NA QUARESMA

 


   Estamos na Quaresma, tempo que antecede a celebração da Páscoa.
   São 40 dias de jejum e penitência que os cristãos iniciam na Quarta-Feira de Cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa.
   Durante a Quaresma era proibido realizar bailes e outras actividades que provocassem muito barulho, quem não respeitava estes preceitos, estava a pecar, era apontado como pecador e se não parasse, o seu destino final estava traçado, ia para o inferno ou purgatório. Para o céu estava fora de questão…
   Eu ainda gostava de compreender como viviam a Quaresma antigamente. Há na nossa aldeia gente que se recorda dos costumes nesta quadra carregada de enorme paixão, dor e sofrimento. O que vos marcou mais? Têm saudades desses dias e dias de jejum, só a pão e água? Antigamente, durante a Quaresma, a minha mãe pedia para ir às cruzes, rezar as 14 Estações da Via Sacra. Para mim o ter que ouvir por 14 vezes, o mesmo rosário, numa igreja escura e iluminada só com as luzes das velas de cera, as pessoas vestidas da cabeça aos pés, com roupas negras, lenços pretos nas cabeças, xailes pretos pelas costas, dava mais para chorar que rezar…
   Dos tempos, em que a nossa aldeia pertencia ao Concelho de Sortelha, já não há quem possa testemunhar como passava a Quaresma. Talvez as rezas e orações passassem de geração em geração e é certo que em Malcata, como na maioria das outras terras, a Quaresma celebrava-se mais ou menos da mesma maneira. Seria bom que alguém partilhasse aqui as suas “Quaresmas”, os rituais em que ainda participaram. Não só os costumes e rituais religiosos, mas também os outros costumes, como não podia realizar-se o baile ao Rossio, alguma coisa faziam para passar o tempo!
   Alguém se lembra como era a encomendação das almas? Quem podia ir?
   E que cerimónias mais ficavam marcadas?
   Já quanto aos párocos (senhor prior) do Padre José Miguel não tenho qualquer memória. Seguiu-se o Pe. Lourenço que acompanhei até falecer, pois paroquiou
a paróquia de São Barnabé de Malcata durante a minha infância e juventude, tenho recordações dos rituais quaresmais e outros. Uma tradição muito enraizada nas paróquias do Norte do país e que nunca presenciei em Malcata, foi a Visita Pascal.
   Mesmo depois de terem passado muitos anos, mesmo que o que se faz hoje já nada tem a ver com as tradições antigas, mesmo assim, seria bom reunir estas coisas e tradições, que durante muitos anos foi o orgulho dos nossos antepassados, dos nossos avós e pais. É que se não se fizer nada, lá se vão as tradições para o cemitério e daqui a alguns anos já ninguém se lembra de nada disto. Há coisas que importa preservar, mesmo que seja para arquivo e memória futura, pois devemos continuar a guardar o legado que nos foi transmitido.





 

4 comentários:

rui chamusco disse...

Lembro-me muito bem das "Ladaínhas", nas quais só os homens podiam participar. Eram realizadas à luz das velas, cantadas em latim. Lembro-me que o mordomo (o Ti Zé Caldeireiro) se impunha com o seu bordão, não permitindo que crianças ou mulheres participassem no evento. Os homens (lembro-me perfeitamente de teu pai) vestiam opas vermelhas, e o percurso era feito da igreja até ao Calvário, onde existe ainda a pedra cimeira em granito com a respetiva inscrição "Louvado seja o Santíssimo Sacramento. Hoe em dia temos o Largo do Calvário.
Há alguns anos a ACGM(Associação Cultural e Desportiva de Malcata) recriou a tradição, com grande participação da população, e existem documentos escritos (não sei se também gravações audio) de recolhas que eu próprio fiz a diversas pessoas de Malcata mas que já não estão entre nós.

josnumar disse...

Rui Chamusco, pelo que tu dizes, em Malcata cantavam as "Ladainhas" que nas outras terras chamam "Encomendação das Almas" ? E essas ladainhas era um ritual pagão ou tinha o apoio da Igreja local? É que se os homens vestiam opas vermelhas (vestimenta usada pelas irmandades), revela que tinham permissão do senhor prior para as usar. Pois eu não tenho qualquer memória desta tradição.
Obrigado Rui pela achega dada.

Anónimo disse...

Não. As "Ladainhas"não era a mesma coisa que a Encomendação das Almas*. As Ladainhas eram recitadas ou cantadas em Latim
Claro que tinham a permissão da igreja, pois era lá que começavam e acabavam

josnumar disse...

Obrigado sr/sra anónima das 11:56 do dia 7 de Março pela intervenção. Pelo que entendi, as "Ladainhas" para além de serem cantadas em latim, começavam a cantar ainda na igreja paroquial. O que leva a crer que nas ladainhas participavam homens e mulheres?