18.9.23

MALCATA PRECISA DE LIMPAR O QUE ESTA SUJO

 

   Espero que esta minha carta vos chegue à caixa do vosso correio cerebral. Eu fico bem, graças a Deus. Tenho a necessidade de desabafar convosco e espero ajudar a interpretar os acontecimentos que se passaram durante o mês de Agosto na nossa aldeia. Então lá vai:

   Muitas vezes quando uma festa corre mal, o povo procura encontrar uma espécie de válvula de escape para acabar com a insatisfação do povo. Noutras épocas e noutras terras o pau servia de arma de arremesso e varriam os impuros da sua terra. Mas para isso acontecer havia que primeiro encontrar o tal “bode”.
   É um pouco assim que eu descrevo o que se tem passado na aldeia onde nasci. Será que assim se consegue perceber as contas da festa? É um mordomo culpado de tudo?
Sim e a mordoma e o povo. E porquê o povo? E eu expondo: porquê a mordoma?
   Hoje estamos a acusar uma pessoa, amanhã estaremos a acusar outras pessoas, porque tem de haver sempre quem deve ser culpado de não ter chegado o dinheiro para pagar as despesas da festa. Encontrado o “bode expiatório” há que o condenar e depressa, não pode continuar sem castigo. E pensamos nós que se não for assim, mais aumenta a insatisfação e mais vingança pedimos. E com tanto ruído, acabamos a compreender mal o que se está a passar e ainda contribuímos para abrir mais a ferida, esquecendo-nos de que cada um de nós também tem a sua quota-parte da culpa e do estado a que se chegou. O mordomo que todos querem encontrar frente a frente acaba por ser o único que praticou os crimes, os abusos, os acordos com os fornecedores de bebidas, de espectáculos, de receber ofertas e deitá-las no mesmo saco preto e opaco.
Todos nós nos transformamos em juízes e rimos à farta uns com os outros daquele mordomo que já não tem uma casa na aldeia para se esconder e cheio de medo desaparece para longe da vista porque quer continuar a viver.
   É difícil provar a inocência e quanto mais tempo demorar a explicar, mais culpa as pessoas lhe atribuem. Eu interrogo-me porque deixaram o maquinista continuar a levar o comboio sozinho até esbarrar na última estação? Durante a viagem ainda alguns se mostraram insatisfeitos e na ausência de mudanças da linha, avisaram o maquinista que se ia esbarrar na última estação, mas a fé e o saber fazer, convenceu o maquinista que conseguia chegar ao destino e depois, direitinho para férias…Não foi assim que aconteceu e ainda hoje se desconhecem os verdadeiros motivos de faltar tanto dinheiro para pagar as contas da festa que bastava entrar o valor que havia a receber e pagavam a festa, porque a partir daí, seria só lucro. Estas foram as palavras que me lembro, de ter lido em Abril deste ano na página Mordomos 2023.
   E agora como vai a freguesia lavar a cara?
                                                        José Nunes Martins

9 comentários:

Anónimo disse...

Carla Fernandes

Anónimo disse...

Limpar com a água do mar de Mira !!!!

Anónimo disse...

Espero que vai ficar com à cara bem lavadinha !!!!!

Anónimo disse...

E o rabo tambem !!!!

José Nunes Martins disse...

Os comentários são sempre da responsabilidade de quem os faz! Pensem antes de escrever e voltem a ler antes de publicar. Este é um assunto sério e importante para todos os malcatenhos. Todas as pessoas são inocentes e todos sabem que há um conto que alguém começou a contar e diz a sabedoria popular que quem conta um conto, inventa um ponto! Há uns anos quando cheguei à aldeia perguntaram-me se eu estava divorciado. Respondi que não e perguntei a que propósito vinha a pergunta. E a resposta foi que lhe tinham contado esse conto!
O que é importante é conseguir mesmo lavar bem o que se sujou por causa de uma festa onde muitos se divertiram, pois o povo, diziam, estava com uma vontade enorme de fazer festa grande. Algum de vós tem alguma sugestão/ideia para a limpeza da honra comum?

Anónimo disse...

Agora o povo tem que falar por fora e dizer que o povo de Malcata podia ter ajudado mas com provas ou seja faturas, extracto de contas, contratos...e à junta de freguesia tambem tem que fazer um comunicado ao povo e num journal.

josnumar disse...

Bom dia.
É uma sugestão interessante, esta foi deixada pelo Anónimo das 8:43 do dia 23 de Setembro!

Anónimo disse...

A pergunta é saber se algo vai ser feito

Anónimo disse...

????