COM FESTAS E BOLOS SÓ SE ENGANAM OS TOLOS

 

   As festas em geral são eventos que as pessoas gostam de vivenciar e divertir. Mas o facto de as pessoas gostarem de se divertir, em nada estão impedidas de, perante os números até agora apresentados pela Comissão de Mordomos, de acharem que a festa não correu bem. Aliás, o achar que não correu bem peca por defeito. A festa de Malcata foi muito participada pelo povo da aldeia. O que os mordomos não conseguiram foi alcançar resultados positivos. E esses resultados positivos seriam alcançados se no mínimo tivessem dinheiro para pagar todas as despesas que a festa custou.
   Este ano a mordomia não pode justificar os resultados negativos com a falta de adesão das pessoas e das contribuições que muitos ofereceram. Estou a escrever tendo por base um prejuízo na ordem de oito mil e tal euros que tanta falta fazem nas contas. Tratando-se de um valor considerável, maior se torna quando se trata da festa numa aldeia rural como é o caso da nossa. O valor da dívida até pode vir a ser reduzida, mas estes números que apresentaram no fim da festa, provam que nem tudo correu bem e ao contrário daquilo que as pessoas observaram durante os dias da festa, aconteceram situações que merecem ser esclarecidas pelos mordomos.
   E a falta de dinheiro para o pagamento das despesas fez acordar aqueles que andaram a dormir durante meses. Deixaram a coisa andar e nunca se mostraram descontentes com a caminhada dos mordomos. Depois da festa e do atraso da apresentação das contas, é que muitos se aperceberam que alguma coisa má estava para ser anunciada.



    Para surpresa da comunidade os Mordomos de 2023 divulgaram um comunicado, que eu li nas redes sociais, pedindo ajuda financeira para poderem pagar a todos os fornecedores. Ao fazer o apelo à ajuda antes da apresentação das contas veio agravar ainda mais a situação pela qual estavam a passar. Se a esta decisão adicionarmos as contas provisórias, feriram de morte o crédito e o apoio de muita gente, incluindo pessoas amigas ou ligadas por laços de convivência.
   Em qualquer terra as festas são uma forma de promover a dita freguesia, que as tradições e os costumes ajudam a alcançar esse fim. E quando a festa apresenta contas limpas, transparentes, fundamentadas com documentos, movimentos de dinheiro justificados e verificados, toda a gente aplaude e encerram-se as contas. Não fosse um desvio tão elevado entre receita e despesa se calhar não se falava tanto ou se apontavam as causas desse desvio. Mas o errado não está no prejuízo que há, mas as causas que levaram a que isso acontecesse. Quem anda à chuva corre o risco de se molhar, mas se eu sair à rua e estiver a chover, faço-o com o guarda-chuva aberto!  Isto só para dizer que a prevenção pode ser boa conselheira.
   E quem nunca errou que atire a primeira crítica! Todos já falhámos e nas nossas vidas há momentos menos felizes. O que temos a fazer é aprender com o erro e mudar a nossa actuação para não repetirmos os mesmos erros.
   Aplicando esta minha teoria aos Mordomos 2023, quem vier a seguir tem que trabalhar, delegar, responsabilizar, organizar e confiar uns nos outros. Vejam o trabalho realizado por uma equipa da F1 e interroguem-se sobre as razões de tanto êxito. É graças ao trabalho em equipa que os pilotos ganham as corridas. Cada elemento da equipa sabe a função que deve executar e tem a consciência que um erro vai afectar o bom desempenho da marca do carro. Na equipa a confiança, a responsabilidade e a entrega resulta numa festa na pista.

   Os mordomos de 2023, convocaram o povo para o dia 16 de Setembro, pelas 17 horas, na sede da Junta de Freguesia. Dizem nessa convocatória que ali vão apresentar todas as contas e todos os documentos que têm sobre a festa.
   Muitas pessoas mostraram interesse em estar presentes. Desejo que quem estiver presente tenha a capacidade e paciência de distinguir o essencial e importante que aconteceu na festa e esquecer o acessório. Defender aquilo que não tem defesa, não vale a pena estar a perder tempo, porque o povo sempre gostou da festa e da música, do baile e da procissão. Detesta é ser enganado e enxovalhado.
                                                           José Nunes Martins


  

Comentários

  1. Ola to completamente dacordo perante o que publicaste .
    Mas uma coisa simple não
    Podes falar de mordomes.
    Sabendo que so a uma pessoa
    Desculpa mas

    ResponderEliminar
  2. Tambem concordo !!! QUEREMOS AS CONTAS E REUNIAO porque nao se pode deixar isto assim. Tenho muita pena mas nao basta dizer que vai assumir.... Quere se dizer um pessoa vai deixar isto assim estao à gozar com o povo???!!!! Tanta gentinha deu dinheiro, e vai ficar isto assim, por amor de Deus se aceitarem um coisa dessas é um vergonha e ja digo mais o lindo nome de Malcata ja nao vai ser o que era. Porque uma só pessoa esta à dizer que vai assumir, essa dita pessoa, vai ir espalhar que coitadinha teve que assumir tudo ela sozinha e MALCATA E O POVO DE MALCATA VAI FICAR COM A CARA SUJA. E ainda vai acabar por dizer que à gente de Malcata nao vale nada e que sao todos uma merda.
    Por amor de Deus acordem !!!!!!! Nao vamos andar falados e mal vistos à conta de uma pessoa ou duas. Eu nem sem como à segunda mordoma pode deixar ficar as coisas assim eu se fosse mordoma com ela iria até ao fim para lavar à minha cara se nao tivesse nada para me censurar.
    EXTRATO DA CONTA DESDE ABERTURA E DEPOIS UM COMUNICADO DA JUNTA DE FREGUESIA para DEFENDER o nome de MALCATA. PARA PARAR COM ESTA PALHACADA TODA !!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, chego à conclusão que fui mais mão de obra do que contalilista... já está feito não ha como voltar atrás...

      Eliminar
  3. Respostas
    1. E mais.... tenho a cara sempre muito bem lavada.... nunca ando de cara suja!!!!!!!!

      Eliminar
  4. Bem é assim.... primeiro que tudo não tenho nada a esconder... vejam lá bem que até estou a comunicar em meu nome.... sim para saberem que sou mesmo eu !!!!! Desde o inicio de Setembro, ainda com os outros mordomos, as coisas foram se decidindo sem qualquer stress... a partir do momento em que se chegou à conclusão que a festa de natal deu prejuízo, os mesmos saíram.... ora fizeram eles muito bem... como se costuma dizer, se soubesse o que sei hoje, também o teria feito... fiquei porque com base na confianca e amizade, achei que fosse possível fazer a festa.... várias pessoas me avisaram, que a mordoma eduarda não era de confiança... ainda assim fiquei porque nunca me apercebi de que algo estivesse errado.... sim fiquei intrigada com o saldo negativo da festa de natal... como não sei... porque foi tudo tratado pela mordoma Eduarda.... devia ter questionado? Sim.... nao o fiz? Não... sempre na base da confiança.... supostamente a conta dos mordomos devia ter sido aberta em Setembro, coisa que não aconteceu....NÃO FAÇO PARTE DA CONTA NEM NUNCA FIZ.... factos que eu tenho a certeza de existirem porque vi com estes olhos que a terra há de comer: existe uma factura da sarjoy(bebidas), uma do pagamento dos direitos de autor, e outra da luz.... não tenho conhecimento de mais nenhuma. Tive o cuidado de ligar para o senhor dos brindes para saber se se lhe devia alguma coisa... está tudo pago... quando fizemos as 2 rondas antes da festa em 2 sábados, fizemos por volta de 1300 euros, mais coisa menos coisa... nao consigo precisar a quantia exata... anotámos num caderno quem deu e quanto? Nao, nao foi feito... devia ter sido feito? Pois devia...os primeiros 2 dias de festa, fizemos saldo para pagar a banda e o dj... segundo dia a mesma coisa... a partir daí perdi o fio à meada, porque estava psicológicamente já muito descontrolada, e parece me a mim que houve gente que testemunhou...
    Eu fiz o jantar de 2 bandas enfiada dentro da garagem... houve uma refeição oferecida pela d. Ana.
    Ramo ... lamento mas nao cheguei a contar o dinheiro porque entretanto foi contado pela eduarda... por volta dos 2000 euros!!! Também há testemunhas... foram 2000 ou 2750 .... pois nao sei... que querem saber mais, que eu na minha estupida ignorância possa esclarecer?????

    ResponderEliminar
  5. E mais.... ando há um mês a tentar obter o extrato e ainda nao vi nada.... nao querem que vá apontar uma arma à cabeça de ninguém, pois não????
    E não estou a brincar.... a reunião foi cancelada por motivos pessoais da outra mordoma.... nao pensem que vou andar aqui ao sabor da vontade dos outros...

    ResponderEliminar
  6. Querem as quantidades de brindes e quanto custou cada um? Também vos posso dar.... é só ligar para ele...

    ResponderEliminar
  7. E para mim acaba aqui esta conversa... nao vou dar cabo da minha saúde mental que já não é muito boa ... para mim o assunto está morto e enterrado...
    Muito obrigada a todos

    ResponderEliminar
  8. E temos mesmo ir até ao final ! Nao é désamorcer do mapa sem mais nem menos. É mesmo uma falta de respeito e de consideracao pelo povo.
    Limpar à cara de MALCATA

    ResponderEliminar
  9. Isto nao pode ficar assim!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A única coisa que as pessoas querem, é ver os extractos da conta. Obviamente todos os movimentos de abertura desta….
      agora uma pergunta!! por que à Eduarda não pede o extractos!!!
      simples de pedir!! que tem a esconder!! Esta é a pergunta 🤔

      Eliminar
    2. Anda à ver como falsificar !!! Depois é que vai mostrar.

      Eliminar
  10. Onde está o nosso dinheirinho que demos para à nossa festa???
    Tambem concordo o povo de Malcata tem que resolver essa enigma. A junta de freguesia tem que ajudar e tem que fazer uma pesquisa. Se nao houver nada, para o ano muita gente nao vai dar nada.

    ResponderEliminar
  11. José Nunes Martins17 setembro, 2023 15:13

    Boa tarde a todos os malcatenhos. Agradeço a todos aqueles que se têm expressado sobre a festa de Malcata. Ainda bem que as pessoas desejam encontrar uma solução ao que aconteceu. Todos sabemos que as comissões de mordomos obter são constituídas por gente voluntária e que não é paga para passar estes trabalhos. E também sabemos que nem sempre é possível ter lucro, até porque obter lucro não é o objectivo. O importante é chegar ao momento de fazer as contas e haver o dinheiro suficiente para pagar a festa. Se ainda sobrar algum, é bom para a comissão e sabemos que souberam gerir bem os custos da festa. Isto sim, é o mínimo que o povo pode esperar e não uma falta tão elevada como a deste ano.
    O bom nome da freguesia deve ser recuperado. Todos podemos ajudar mas não sem primeiro se saber os motivos do enorme desvio de dinheiro em relação às despesas realizadas.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite! Alguma novidade?

    ResponderEliminar
  13. Para mim, não haverá nada...

    ResponderEliminar
  14. Nunca saberemos de nada...

    ResponderEliminar
  15. Sem novidades nenhumas...

    ResponderEliminar
  16. Grande mulher fo.... um povo todo! U

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comentários:

Mensagens populares deste blogue

O CANTAR AS JANEIRAS EM MALCATA

COMPADRES À CONVERSA

ENERGIA EÓLICA E OS CONTRATOS DE ARRENDAMENTO