5.12.20

BAGUNÇADA NA TOPONÍMIA DA FREGUESIA

   

  

    Quem consegue ler a placa com o nome da rua
 sem se habilitar 
a um torcicolo?

    A toponímia em Malcata está num caos, há muitos anos. Ruas sem placas toponímicas, outras que as têm apenas numa das extremidades, outras estão tapadas por sinais de trânsito, há placas que indicam rua e devia ser bêco sem saída. Também há números de polícia repetidos ou domicílios sem número.
   

Estas são as novas placas aprovadas pela CMS

 

   O município do Sabugal elaborou e aprovou o Regulamento....com o qual pretendeu ordenar a toponímia do concelho. No que respeita às placas toponímicas se lerem o regulamento e o compararem com o que acontece na nossa freguesia, a conclusão a que chegam é a de um caos e o regulamento é lei morta. Bem, a verdade é que são poucos aqueles que se interessam com esta problemática das placas e dos números das ruas e lugares. Talvez isso aconteça muito por causa da forma como os regulamentos são aprovados e divulgados. Mas parece-me urgente corrigir a toponímia da nossa freguesia para evitar confusão a quem não conhece as ruas e necessita de executar bem o serviço que tem em mãos. Até agora, apesar da existência de regras, cada junta de freguesia tem feito o que lhe apetece e os malcatenhos limitam-se a assistir passivamente. Placas há e com nomes atribuídos sabe-se lá por que motivo, que alguns cidadãos nem sabem que existem. E este tema das placas, nomes e números têm a sua importância porque as juntas de freguesia ( os autarcas ) vêm e vão mas as ruas ficam, sendo mais difícil, senão impossível, mais tarde corrigir os erros e os disparates.
   Na nossa freguesia não faz sentido a ausência, por exemplo, de placas toponímicas na Rua da Fonte, na Rua da Rasa ou chamar Rua do Soitinho a uma via sem saída, acontecendo o mesmo com a Rua do Canto!
   Quanto às placas e aos critérios a ser seguidos, as placas mais antigas, têm resistido ao passar dos anos, da chuva e dos raios solares, apenas algumas necessitam de uma pincelada a tinta preta.  Já o modelo que colocaram na Rua Braz Carvalhão e Rua do Cabeço, feito em plástico, basta olhar com atenção para as placas feitas com o mesmo material e método, desbotam e revelam-se pouco duráveis. Ao contrário do que acontece com as placas antigas, em pedra de mármore, estas novas placas toponímicas deixam muito a desejar.
   Uma boa toponímia na nossa freguesia é indicador único de verificar o amor que as diversas juntas de freguesia tiveram pela nossa terra.

                                                 
José Nunes Martins


Sem comentários: