8.9.20

MALCATA: MAIS UM VERÃO SEM "CABRAS SAPADORAS" NA SERRA

 


      

   Um cidadão comum, como é o meu caso, quando ouve o presidente da junta informar que está aberto um concurso público para determinada obra na freguesia, em princípio, é porque essa obra irá ser feita. Sendo uma pessoa distraída como eu sou, outras pessoas também ficam com a ideia que essa obra é mesmo para começar em breve, até porque já há concurso e datas para cumprir.
   Ora bem, em Junho foi anunciado na Assembleia de Freguesia de Malcata que estava aberto o Concurso Público para a construção das estruturas que vão receber o rebanho das “cabras sapadoras”, a instalar na nossa freguesia.
  Os prazos de apresentação para as empresas candidatas à construção dos edifícios já terminaram, bem como a data para a abertura das propostas recebidas e estamos em Setembro sem sabermos o resultado final.
   Durante o mês de Agosto estive na nossa aldeia e nunca se falou desta obra. Afinal o que aconteceu ao concurso? As obras vão começar ou não?
   O mínimo que o freguês deve exigir a uma junta é que consiga resolver aquelas tarefas mais básicas da freguesia. Manter a comunidade informada é contribuir para o exercício de transparência, de abertura ao esclarecimento de assuntos importantes para ambos os lados. Ao informar esclarece e ao esclarecer diminui-se a pressão para que o cidadão deixe de fazer perguntas à junta.
   Não parece, mas o presidente de junta exerce um cargo político e exerce as tarefas seguindo um programa político, no qual fez o seu eleitorado acreditar.
   Sabemos que em Malcata é cada vez mais visível a falta de pessoas com coragem de criticar e pensarem na freguesia e na qualidade e bem-estar da vida das pessoas.
   Enfim, no entender de uns, Malcata está muito bem entregue. Dou os parabéns a esse grupo de apoiantes, em especial aos influentes de Malcata que os têm levado nos braços.
   É a realidade assim e eu atrevo-me a perguntar:
   Qual o ponto da situação em que se encontra a
   “Construção de Edifício para Exploração Pecuária” ?
  
Nota: Sendo uma pergunta escrita por mim,  José Nunes Martins, que não é jornalista encartado, apenas administra desde 2006, o blog “Malcata.net” e “Malcatenhos Pelo Mundo”, seguido por muitos malcatenhos, sendo eu natural de Malcata e no meu  direito de exercício de cidadania participativa, deixo o registo da minha posição de cidadão que se interessa pelo que se vai passando ou não, na terra onde nasci e poder fazer perguntas às instituições públicas, como é o caso da autarquia de Malcata. A resposta é livre e as perguntas também. Eu pergunto e não posso ser eu a dar uma resposta verdadeira porque não sei e não é da minha competência política!

Sem comentários: