27.10.17

MALCATA: FEIRA DOS SANTOS MAIS SEGURA PARA TODOS



  Pela   1ª vez, Malcata vai fazer uma feira 
com um Plano de Prevenção e Segurança!





  

   
Foi graças às pressões dos moradores da Praça do Rossio, designadamente, José Escada e esposa Zita Martins, que preocupados e inconformados, contactaram a Câmara Municipal do Sabugal, exigindo o cumprimento da lei. Do plano,  embora mitigado, pela escassez de tempo, não deu para melhorar como devia, é o possível.  vai fazer parte a colocação de extintores de incêndio espalhados pelo recinto, a Boca de Incêndio ligada a uma mangueira e estará pronta a ser utilizada, sinais informativos nas ruas cortadas, mapas informativos...é que nada disto foi planeado por quem devia e a que estão obrigados por lei a planear e a executar. 
   Esta atitude dos moradores da Praça do Rossio é de CIDADÃOS RESPONSÁVEIS e que NÃO SE AMESQUINHAM PERANTE QUEM MANDA. Conheço os moradores e posso garantir que são pessoas de bem, inteligentes q,b, para olhar pelo bem comum.
   Coloquem-se no lugar destes moradores da Praça do Rossio, em Malcata. São esperados muitos visitantes, na eventualidade de ocorrer um acidente inesperado, como por exemplo, um incêndio provocado por um curto-circuito, ou desabamento das tendas por causas imprevistas ou qualquer grave acidente no palco, quem não se amedronta e procura fugir a sete pés, saindo aos empurrões, na tentativa de salvar a vida? Oxalá nada disto aconteça, mas que pode acontecer ninguém duvida. Os moradores apercebendo-se do previsível risco tomou a decisão de mostrar a sua legítima preocupação e informaram a quem é obrigado pela Lei a fazer, a cumprir e zelar pela segurança das pessoas e bens existentes no nosso concelho. Ora a verdade, é que se omitiram dessa responsabilidade e deixaram a Prevenção e Segurança entregues à Sorte. São atitudes inqualificáveis, incompreensíveis e devem-nos deixar a todos preocupados no que respeita à prevenção e segurança pessoal e material.
    Ainda bem que há cidadãos que pressionaram o Gabinete de Protecção Civil do Sabugal sobre a SEGURANÇA DE PESSOAS E BENS durante a Festa dos Santos, em Malcata.
    O mais grave disto que acabei de referir, é ficarmos a saber que em caso do evento ser organizado por um cidadão, uma empresa ou uma associação, há um Regulamento Municipal que deve ser respeitado. E se as obras executadas em desrespeito pelas condições técnicas e de segurança, a que deve obedecer o recinto, serão embargadas pelo Presidente da Câmara Municipal; caso seja uma pessoa colectiva, para além da aplicação de contra-ordenações, negligências, sanções acessórias e para além da coima, pode encerrar o recinto e também revogar as licenças.
   Como sabemos, a FEIRA DOS SANTOS é organizada pela AFRS (Associação das Freguesias da Raia Sabugalense), pessoa colectiva desde Julho de 2010. Este evento
vai na sua terceira edição.
   Considerando que os associados desta entidade colectiva são, as Juntas de Freguesia, representadas por cada um dos seus presidentes de junta;
   Considerando que a Feira dos Santos é apoiada pela ADES (que tanta formação anuncia) e pela Câmara Municipal do Sabugal;
   Considerando que só depois do pedido de informação e consequente pressão e exigência dos moradores para a necessidade de serem cumpridas as leis, nomeadamente o Regulamento Municipal, que regula a instalação e funcionamento deste tipo de eventos e com a agravante de terem constatado que por parte dos responsáveis da Protecção Civil, que deviam dar o exemplo na elaboração e implementação dos Planos de Prevenção e Segurança;
   Posso concluir que no concelho do Sabugal, no que toca a Prevenção e Segurança de eventos públicos, os representantes do poder local necessitam urgentemente de frequentar acções de formação e de uma vez por todas assumirem todas as responsabilidades para que foram eleitos ou designados. O que se tem passado no campo da Prevenção e Segurança nos eventos públicos é muito grave. Felizmente a Sorte, tem sido o melhor plano de prevenção e segurança. Também me preocupa a reacção de alguns cidadãos e destes autarcas que representam o Estado, mas só porque os moradores exigem medidas de prevenção e segurança, em cumprimento das leis e da Constituição, são olhados com desconfiança e apontados como quezilentos e implicativos. Senhores presidentes, não é por terem o poder nas mãos que os livra das responsabilidades e o cumprimento do juramento assumido recentemente em que afirmaram solenemente pela vossa honra cumprir com lealdade as funções para que foram escolhidos.
    Vale a pena ler este pensamento de Charles Bukwski:


  
    

  
"O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes

estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas"


                                                                          José Nunes Martins

Sem comentários: