4.10.17

OS DETALHES QUE FIZERAM A DIFERENÇA

OS DETALHES QUE FIZERAM A DIFERENÇA


Estas eleições, no que respeita a uma freguesia, merece ser registada na história política do nosso concelho e dessa aldeia.
Uma candidatura apresenta no Auditório Municipal o seu líder, o seu candidato a presidente. Em campanha, distribuíram um folheto com fotos e programa. Desconheço se o líder ajudou ou não na sua entrega aos eleitores. Com os eleitores com que tive oportunidade de conversar, diziam-me que não conheciam o candidato, não os visitou durante a campanha eleitoral e mesmo no dia de eleições, só depois de votar é que o viram sentado na assembleia de voto e quando me encontraram disseram "olha, já sei quem é, estava sentado lá na sala"!
Enquanto o líder se resguardava, o actual presidente, que por limitação de mandatos concluídos, está impedido de candidatar-se a outro, trabalhou no duro, deu o corpo e tudo o mais que tinha acessível para garantir a vitória ao cabeça de lista. E conseguiu a eleição do seu líder que mais parecia não querer  vencer!
O que aconteceu nesta freguesia é caso de estudo, pois os eleitores votaram no ex-presidente e não no novo candidato a ocupar-lhe o lugar.
É verdade que foi o povo que votou e não quis mudar as coisas. Ficou provado que para ser eleito presidente, basta que os membros da candidatura, familiares e amigos se unam e com mais uns truques de magia,  o jogo está ganho. Com uma abstenção de 45,52%, dos 435 inscritos só votaram 237. Onde andam os outros 198 ? Na sua maior parte não ficaram em casa, porque talvez nem existam! Dos 237 que votaram, 65,82%, ou seja, 156 eleitores escolheram o candidato apresentado pelo PSD. Os números não deixam dúvidas a ninguém. Surpreendeu-me a ausência de participação activa do líder e a estratégia preparada pelo ex-presidente da autarquia para alcançar a vitória. Vou aguardar pelo desempenho do agora presidente da minha freguesia e cá estarei para registar os factos e os números para memória futura. Termino com um pensamento do grande político
que foi Francisco Sá Carneiro, fundador do PPD - (PSD):
"A política sem risco é uma chatice,
mas sem ética é uma vergonha".

                                                                                                   José Nunes Martins

Sem comentários: