24.7.11

MALCATA TEM UMA NOVA ESCULTURA

A aldeia de Malcata está prestes a inaugurar um novo monumento. Depois das obras efectuadas na Rua da Moita, em que foi removida a calçada para voltar a empedrar deixando o piso mais nivelado e sem arestas, ali ao chegar à Travessa do Calvário, depois de derrubada uma casa em pedra, a entrada da via ficou mais larga e a Junta de Freguesia sabedora de que ali existiu em tempos, um cruzeiro em pedra, pensou que com esta nova escultura contribuía para a reparação do desaparecimento misterioso do dito cruzeiro. O artista escolhido para produzir a obra foi o escultor Eugénio Macedo, artista sobejamente conhecido no país, especialmente no concelho do Sabugal. Aqui pelas terras raianas este grande artista e transformador da pedra em obras de arte, tem provas reais da sua inteligência, da sua forma peculiar de ver num bloco de granito, um bombeiro, um emigrante, um agricultor, um toiro, um santo ou santa, mesmo outros seres que só ele imagina.Eis o que publicou na net acerca da obra que acaba de deixar em Malcata.
Rua da Moita






Esta casa vai ficar agora só na nossa memória. Com a sua demolição a Junta de Freguesia alargou a entrada para a Travessa do Calvário. E aqui vai surgir mais um ponto de interesse para a nossa freguesia.



Montagem da escultura

Mais fotografias e todos os passos que o escultor Eugénio de Macedo teve que dar para chegar a esta obra de arte podem ver clicando aqui:

2 comentários:

Anónimo disse...

Bela obra,parabéns a Junta.

Anónimo disse...

Bela obra!Malcata está mais "rica": O CALVÀRIO-perpétuo monumento convidando os transeuntes a não olhar para a poeira que pisam mas sim para o "ALTO".

Parabéns ao escultor pelo seu talento.

Parabéns à junta e a quantos contribuiram para que esta obra se tornasse realidade.