MONARQUIA, REPÚBLICA, DEMOCRACIA - EM MALCATA TANTO FAZ!

Na falta da bandeira, hasteei o galhardete

    

   

   O Cinco de Outubro de 1910 foi uma revolução organizada pelo Partido Republicano e que acabou com o regime monárquico para passar a uma República. Desde 1143 a 1910 o nosso país foi governado segundo a vontade dos Reis, tendo sido D. Manuel II o último a reinar. Foi para o estrangeiro porque o país estava ingovernável e no dia 5 de Outubro de 1910, pela manhã, foi proclamada a República Portuguesa.
   Este acontecimento acabou por se transformar num dia "feriado nacional". Mas é um dia que passa ao lado dos residentes na nossa freguesia. Até parece que na aldeia vivem noutra República, bem diferente da que é celebrada em Lisboa, Porto, Coimbra e outros locais do país. São muitas as pessoas que até sabem que hoje é feriado nacional, mas fazem de conta e que o que se passou há mais de cem anos pouco interesse lhes desperta. Provavelmente, quem trabalha na terra está a fazer o que faz todos os dias e o que pede é que o deixem em paz. 
   E à noite, quem sabe lhe apeteça ligar o televisor para ver as notícias e então sim, tem uns momentos disponíveis para ouvir falar do dia 5 de Outubro de 1910, porque o de 2023 lembra-se perfeitamente daquilo que andou a fazer. 
   Nada disto é coincidência e na nossa freguesia não se passa nada, nem sequer a Bandeira Nacional é hasteada num dos mastros da sede da Junta de Freguesia, a entidade institucional que representa o Estado Republicano Português. Quando os representantes legais do povo perante a presença das mais altas individualidades políticas e governativas tem atitudes assim, alguma vez os residentes estão motivados a celebrar dias importantes como o dia de hoje? Sou levado a crer que é mais provável ver num sítio bem alto e visível, seja numa janela ou numa varanda, uma daquelas bandeiras do Sporting ou do Benfica ou do Porto em vez da Bandeira Nacional onde até já colocaram três mastros!
   Enfim, se os mastros e os feriados são a fazer de conta, acabem com isso tudo.

                                                               José Nunes Martins

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O CANTAR AS JANEIRAS EM MALCATA

COMPADRES À CONVERSA

ENERGIA EÓLICA E OS CONTRATOS DE ARRENDAMENTO