15.6.23

MALCATA DESPERTA PARA O TURISMO DA NATUREZA

      

Malcata Naturalmente Alojamento (Foto JFM)
                                                                                


   Eu sou a favor do alojamento local, contudo, sou contra a gestão desse alojamento local vir a ser da responsabilidade da Junta de Freguesia. Mesmo que esta decisão tenha sido assumida com a melhor das intenções, estamos perante a forte possibilidade de se fazer uma concorrência desleal aos outros alojamentos locais que já estão no mercado e aos que possam vir a surgir. Porquê? Por diversas razões que me escuso de referir, lembrando apenas aquelas que me parecem importantes: prácticas e preços. Basta que estes dois factores não reflictam os custos verdadeiros, os custos reais e são mais que suficientes para retirar clientes dos privados para o alojamento da autarquia.

   E a Junta de Freguesia, que me pareceu bem aquilo que fez em relação à exploração do Bar da Zona de Lazer a empresas privadas, anunciando concurso e depois assinando um protocolo, podia da mesma forma ou em hasta pública, socorrer-se da mesma solução para a exploração do alojamento local.
   A notícia da abertura do AL-Malcata Naturalmente Alojamento foi do agrado de todos e de mim próprio. Lendo essa mesma notícia fiquei a pensar nas motivações e nas futuras estratégias que a autarquia pensa implementar. Dizem que “é desta forma, a aposta na criação deste alojamento local, visa reforçar o alojamento já disponível e estabelecer um meio para dinamizar a economia local e promover o nosso concelho”.
  
Sim tudo é verdade, como escrevem. Só que todos sabemos o número de trabalhadores que a Junta de Freguesia dispõe. E também sabemos que são insuficientes para manter uma estrutura de AL em regular funcionamento. Dizem que visa reforçar o que já existe e ambicionam dinamizar a economia local. Nunca referem na criação de postos de trabalho ou na criação de novos investidores. O que está em jogo é o interesse maior da freguesia ou da Junta de Freguesia? Quando a Junta responde ao cidadão que pergunta acerca das “reservas”, respondendo com “Sim”, fico com a sensação de que a pergunta é incómoda! Pois, na minha opinião, o que aqui está em causa é precisamente a pouca informação, a resposta ser tão taxativa e sem mais explicações. No meu entender, existe aqui falta de mais esclarecimentos, até para desfazer as dúvidas de quem leu o que escreveram. O quartel é então um alojamento local, mais concretamente um hostel. Continuo a dizer que foi boa essa ideia e apoio essa saída para a valorização daquele edifício, que tanto dinheiro já absorveu dos cidadãos do nosso concelho. O que eu volto a repetir é que sou contra a exploração desse novo alojamento estar a cargo da Junta de Freguesia. Sugiro que façam uma avaliação da situação, pensem em protocolos, concursos, hasta pública, com os privados da freguesia e da região e libertem a autarquia de mais uma gestão e dores de cabeça.
   Ah! A Assembleia de Freguesia também deve ser consultada e as decisões futuras devem ser assumidas com responsabilidade política, tendo em conta as leis e a democracia, bem como os limites temporais do poder que agora governa a freguesia.

                                                       
José Nunes Martins

Mais informações aqui: 

https://www.facebook.com/photo?fbid=635735158586365&set=a.315565787269972

 

Sem comentários: