2.6.23

EM MALCATA : NÃO HÁ REBANHO SEM PASTOR

 

 


   Foi em Junho de 2019, durante a Agro-Raia realizada em Malcata, anunciado, pelo senhor presidente da Junta de Freguesia de Malcata, João Vítor Nunes Fernandes, a aprovação da candidatura de instalação do rebanho de cabras nos baldios da freguesia.
   Ler aqui: https://www.noticiasaominuto.com/pais/1275658/freguesia-da-malcata-no-sabugal-promove-projeto-de-cabras-sapadoras

   Passados quase três anos do anúncio oficial da obra o que foi concretizado? No meu entender, o cidadão comum, que vive em Malcata ou que a ela se encontra ligado por laços afectivos, familiares ou de negócios, a autarquia devia sentir o dever e a obrigação de divulgar informação sobre o andamento do projecto. E se isso acontecer, muitas das dúvidas e críticas que sobre ele possam ser ditas, ficavam esclarecidas para a esmagadora maioria da população. É que a prática que esta Junta de Freguesia nos habituou, que herdou de juntas anteriores, tem sido o silêncio sobre as suas actividades e a evolução das mesmas, ficando o cidadão muitas vezes sem conhecimento do que se vai fazendo ou decidindo.
   O projecto e a candidatura é importante para a população de Malcata, não se trata de um interesse pessoal ou apenas da autarquia ou dos compartes. Como tal, é importante manter a população informada sobre obras do interesse da freguesia, de todos os malcatenhos. E por muitas que sejam as razões e as decisões políticas e técnicas, das quais o povo não parece querer saber, sendo uma obra tantas vezes falada, prometida e adiada, estando agora em construção, a sensibilização. a informação e a participação da população em todo o processo, é mais que justificada. Garantir que se vai acabar e que vai tudo funcionar, até porque é do interesse de toda a gente que funcione, se não houver a vontade de aceitar a participação do povo, vai ser difícil manter um rumo previamente planeado, visível e claro, transparente e em segurança.
   Durante a construção dos edifícios e nas visitas que eu realizei ao local ou pela aldeia, posso afirmar que nunca encontrei qualquer informação sobre o que ali se está a construir. E a autarquia tem o dever de informar, mesmo quando o cidadão não pergunta. É que o facto de não perguntar não é revelador da falta de interesse na informação a que a comunidade e cada cidadão tem direito. O direito à informação quando é satisfeito sem que ele o exija, contribui para que esse mesmo cidadão participe livremente cumprindo o seu dever de cidadania.
   Deixo aqui uma sugestão à Junta de Freguesia: organizar reuniões com a população para dialogar sobre a obra do rebanho de cabras, prestar informações, porque o diálogo entre autarquia e cidadãos enriquece a transparência do poder local e aumenta a participação cívica. Penso que só assim será possível garantias do trabalho que está a ser feito. É muito importante que todos nós nos identifiquemos com o rebanho e os seus objectivos de desenvolvimento social e económico.
                                                       José Nunes Martins

Sem comentários: