7.5.22

OS CÃES TAMBÉM MORDEM EM MALCATA





 

      Segundo a lei se um cão atacar uma pessoa ou outro cão/animal é considerado perigoso.
      Hoje foi notícia em vários jornais mais um caso grave que envolveu uma criança de 3 anos e um cão. A menina ficou muito maltratada na face e na cabeça, pelo cão que pertence ao vizinho. A mãe da menina também ficou com mordeduras nos braços quando tentou ajudar a filha.
      No Jornal de Notícias vêm reproduzidas as declarações do presidente da junta de freguesia onde o autarca conta que tudo aconteceu no momento em que o pai da menina abriu o portão da garagem e a filha correu em direcção dele que o cão atacou!

      No caso que aconteceu na nossa aldeia foi que o cão do vizinho atacou o cão de um familiar meu. Uns dias depois desse ataque ouvi algumas histórias de outros ataques com o dito animal e outros que andam soltos pelas ruas da freguesia.  E naquela tarde de Verão a mulher andava no seu passeio habitual na companhia do cão, um animal de porte pequeno e com trela e quando ia a chegar à Zona de Lazer. o portão daquela moradia abriu-se e saíra de forma brusca o cãozarrão que costuma estar no jardim protegido pela rede da vedação que disparado se lançou ao pequenote. A minha prima foi em seu socorro e foi uma desgraça aquilo que se seguiu. Só houve tempo de pegar no cãozito ao colo e fugir, não sem antes, sentir os maxilares do cão perigoso a rasgar a carne do cão e da sua dona. Ambos tiveram que receber cuidados de saúde para evitar males bem mais graves.
      Há uns anos atrás ninguém punia os donos dos animais que atacavam pessoas ou outros animais. Apesar de ser um facto gravíssimo, estes acidentes indesejáveis, têm que ser levados mais a sério e punir os responsáveis. Quem tem dois cães para guardar a sua propriedade fez uma escolha e ao optar pelos cães tem que também saber tomar conta deles, tratá-los muito bem,

manter a sua saúde e as suas vacinas sempre em dia e não lhes deixar rédeas soltas para fazer tudo. E todos os animais podem atacar, pois eles são irracionais e agem por instintos, eles não pensam, ao contrário dos donos.
      As leis que estão em vigor determinam que quando um cão ataca e provoca lesões a pessoas ou outros animais, automaticamente o cão é retirado ao dono e é levado para um canil e será avaliado pelas autoridades veterinárias e o seu futuro terá em conta esses mesmos exames e investigações.
      Estes incidentes devem ser comunicados às autoridades e aguardar pelo decorrer do processo penal, sendo que o dono pode ainda ser alvo de um processo cível.
      O que podemos concluir é que os cães como animais irracionais que são, principalmente aqueles que atacam, são perigosos. E tal como os cães que são de raças já de si potencialmente perigosas, têm que obedecer a determinadas regras e condutas como um treino obrigatório de obediência numa escola de formação especializada.
      E na nossa aldeia ataques de cães contra pessoas e contra outros animais são bem do conhecimento das pessoas e da autarquia. Desconheço o número de cães perigosos que tenham sido declarados como perigosos à Junta de Freguesia ou tenham sido considerados pelas autoridades competentes como um risco para a segurança de pessoas e outros animais, devido ao seu comportamento agressivo.
      Estamos a entrar na época do calor e da ida das pessoas até à Zona de Lazer e outros lugares aprazíveis da aldeia. Compreendo que às vezes as pessoas não apresentem queixa, por medo de represálias e alguns dos donos contam com isso mesmo e continuam a não cumprir a lei; mas é uma das maneiras legais de resolver os problemas. Aconteceu em Março deste ano comigo também na rua de acesso à Zona de Lazer. Não aconteceu nada porque, por coincidências do destino, tinha acabado de me sentar no banco e fechado a porta da carrinha e o cão bateu com o focinho no vidro que já tinha fechado!


 

 

 

Sem comentários: