15.10.21

FREGUESIA DE MALCATA: OPOSIÇÃO PRECISA-SE!

 


  A vitória do PSD/PP na freguesia de Malcata era mais que esperada porque era a única força política que se tinha apresentado para a Assembleia de Freguesia. Toda a freguesia sabia quem ia ganhar, quando assim acontece, não há como mudar o sentido do voto. Talvez por ser conhecido antecipadamente o vencedor, a campanha eleitoral não passou de casa em casa, também não foi necessário tocar a reunir o maior número de eleitores,
não fossem as candidaturas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal entrarem pelas ruas da nossa aldeia em caravana automóvel e teria sido um vazio eleitoral.
   Mais uma vez a história repete-se e a nossa freguesia devia ser um caso de estudo político, pois nem é preciso fazer campanha, apresentar um programa de trabalho para quatro anos, basta uma folha com o nome e fotografia dos candidatos. Bem, é a democracia que se respira na nossa terra. O vencedor nada fez para vencer, mas perante a ausência de alternativas, o povo limitou-se a votar no único candidato e que já em 2017 tinha sido atirado à água, cheia de crocodilos, que o fizeram nadar até 2021, pois não tinha como voltar atrás. Agora ganhou-lhe o gosto e o hábito de marcar presença nos dias em que a porta da sede da junta abre para atendimento geral, pode levantar o troféu durante mais quatro épocas, sem adversários que o possam incomodar.
   Foi dado um mal sinal nestas eleições autárquicas. Algo vai mal na nossa freguesia para que não tenha aparecido mais candidaturas à Junta de Freguesia. Que estamos a perder muitas pessoas é uma realidade e contra a morte ninguém vence. Se juntarmos a esta triste realidade, a juventude desinteressada pela política, os eleitores que só se lembram que o são, quando um candidato os mobiliza, os que votam porque “sempre assim foi”, “é o costume” ou contaram com ajuda, a situação é mesmo trágica.
   Desta vez, a oposição não apareceu. Eu pessoalmente, não sei as razões, se foi por demasiadas dificuldades na formação da lista, se essa dificuldade foi porque os malcatenhos estão satisfeitos com o trabalho feito de 2017 a 2021 e sentem-se embalados e convencidos que não há alternativas, pois não sei se tiveram medo das batalhas que teriam que vencer.
   A Assembleia de Freguesia foi empossada no dia 11 de Outubro. Para além do Edital que informava sobre este acto, não há qualquer informação visível no site da junta de freguesia. Situação a que já nos habituou durante quatro anos e parece ter continuidade, vamos continuar sem conhecer as decisões da Assembleia de Freguesia e da Junta de Freguesia. É que nem a força da lei os consegue obrigar a manter a página na internet actualizada e com informação útil e disponível ao cidadão.
   Quem se vai atrever a contrariar o “chefe”?
   Quem se ateve a pedir fiscalização do trabalho e das decisões?
   Lembram-se como foi imposto o cabeça de lista em 2017?
   É necessário alimentar a mente para não perdermos a memória. A democracia que vivem os residentes em Malcata está a transformar a nossa sociedade local e estamos a regressar ao tempo das famílias dominadoras, gente que exerce a sua influência e domínio com o pensamento único e certo.
   A oposição tem agora pela frente quatro anos de trabalho para reaparecer.
   E pode começar por saber a resposta a estas perguntas:
   Qual é a constituição da Assembleia de Freguesia?
   Qual é a composição da Mesa da Assembleia de Freguesia?

                                               José Nunes Martins
                                                     (Josnumar)

Propostas para 4 anos


Sem comentários: