4.10.21

MALCATA: COMO ESTAMOS DE ÁGUA ?

Fonte da Torrinha em Malcata

    SERÁ VERDADE QUE A ÁGUA DA FONTE DA TORRINHA
    PODE SER UM PERIGO PARA A SAÚDE PÚBLICA ?


   A água da fonte da torrinha, onde praticamente toda a população da nossa aldeia recolhe água para beber, pode estar contaminada e a Junta de Freguesia pode vir a ter que colocar um aviso na fonte a avisar as pessoas da possível contaminação.
   A verdade é que as pessoas da aldeia ignoram os perigos que correm, o papel das análises lá continua à vista de todos e nele se diz que a água é boa para beber, ou seja, as pessoas e quem visita a aldeia e por ali passa, continuam a abastecer-se e a consumir aquela água.
   O consumo da água não causa problemas imediatos, mas com um consumo continuado, pode causar problemas reais de saúde, por exemplo, aumento das quantidades de ferro, lesões em alguns dos órgãos internos, etc. Esta é uma fonte com 84 anos e ao longo de décadas foi a maior fonte de abastecimento da nossa freguesia e de muitas pessoas de outros lugares.
   A água da Fonte da Torrinha sempre foi apreciada por todos, era uma água cristalina, pura e fresca. Ainda agora, depois da instalação da rede de abastecimento público de água ao domicílio, há quem continue todos os dias a vir buscar água para beber.
   Quase ninguém liga aos constantes enchimentos da mina das Eiras com água da rede pública, chegando a ser feito 1 vez por semana. Até parece que fazem um milagre, porque de cada vez que lhe injectam a água com a mangueira, assim que o ar sair (eu diria que quando o poço das Eiras encher) sai água com fartura. Sim, sai tanta água que deixa alegres e felizes os crentes. Eu sabendo da “fórmula milagrosa” para fazer sair água nas bicas, registo e sigo o meu caminho, convencido de que vou ter que continuar a comprar a água para beber.
   Sei que a água é periodicamente analisada e a Junta de Freguesia, e bem, afixa os resultados no espaço destinado a isso. Ora as últimas foram realizadas em Julho de 2021. Não contesto os resultados expressos no papel. Hoje, esses podem não estar certos e as características da água estarem diferentes. Basta ter em conta as vezes que os senhores da Junta de Freguesia já encheram o   das Eiras (mina) com água da rede pública para eu ter receio e deixar de beber dessa água, que deixa de ser água cristalina, pura e fresca, como aquela boa, cristalina e fresca de 1937 e anos seguintes.
   É urgente uma tomada de decisão séria e duradoura, por parte da Junta de Freguesia de Malcata. Saber que, a água que hoje sai daquelas bicas, é ou pode ser, água imprópria para beber ou consumir sem ferver, que me pode originar graves problemas de saúde, porque a consumo há muitos anos, é razão mais que suficiente para as entidades tomem medidas e resolvam de uma vez por todas o problema desta fonte, cuja idade e finalidade de dar de beber a quem tem sede, é a razão de ali continuar a existir, contribuindo para o bem-estar dos fregueses.
   Daqui lanço o alerta para se tomarem medidas urgentes e também para que a população ande atenta a qualquer sinal de alerta.
                                                                   José Martins

 

Sem comentários: