11.4.21

RONDA PELA FREGUESIA DE MALCATA

 

  

Nora na Fonte Velha


   Tudo o que nasce morre, diz o ditado.
   Nós às vezes esquecemos que as aldeias também envelhecem. Estou a referir-me ao seu património, ao seu mobiliário urbano, ao seu edificado...casas que já foram habitadas, nelas se criaram os filhos e hoje essas habitações são um monte de pedras ou para lá caminham. Paredes com “barrigas” que podem romper a qualquer momento, janelas sem vidros, carvalhos e sabugueiros nascem entre as paredes, enfim, um dó de alma olhar para aquilo.
   Vesti a roupagem de um turista e dei uma volta pela nossa aldeia. Cheguei à Fonte Velha, ali reparo na nora, uma relíquia de antigamente, arrepio-me ao ver tanta ferrugem e tanta degradação. Olho para as paredes e a tinta onde ela já vai. Disse para mim mesmo: “Valha-me Santa Engrácia! Então não seria possível arranjar a nora e pintar as paredes?” Aqui deixo o pedido, como malcatenho, a quem de direito, que devolva a beleza e a dignidade que aquela fonte merece.
   Mas as coisas não acabaram, há mais para contar. Na Rua da Moita há muitas casas desabitadas e abandonadas à sua sorte. Não tenho palavras para descrever o estado de abandono que vi naquela rua. A Junta de Freguesia devia continuar a seguir o mesmo critério que já aplicou noutras casas abandonadas ou em ruínas existentes noutras ruas. Quando um proprietário não quer saber da casa para nada, quem olha pela segurança do transeunte ou mesmo os residentes que por necessidade, têm que passar naquela rua? Não basta chamar a Autoridade da Protecção Civil Municipal, estender uma fita vermelha e branca e lavar as mãos se ocorrer um acidente!
   Hoje vou ficar por aqui. As duas situações são gritantes e merecem ser
motivo de maior atenção por parte da Junta de Freguesia, pois penso que dinheiro e soluções existem. E há que resolvê-las para não acontecer uma desgraça a alguém que passe no local errado e à hora errada!!!!  
   
                                        Josnumar
                                       (José Nunes Martins)
  

Sem comentários: