30.9.24

HOJE NÃO ESTOU NA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MALCATA

Se estivesse na Assembleia de Freguesia que hoje se está a realizar,
tinha uns assuntos para falar!  

   
   Já são 20 horas, estará prestes a iniciar-se a sessão da Assembleia de Freguesia de Malcata, marcada para hoje, na sede da Junta de Freguesia. A Ordem de Trabalho é tão curta que pode ficar despachada em trinta minutos...ou caso esteja presente muito público e questione os órgãos do executivo e da assembleia com perguntas e respostas. 
   O primeiro ponto é de fácil resolução e quase de certeza é aprovada, por unanimidade,  a acta da sessão anterior, porque não há oposição. 
   O ponto dois, esse que dá pelo título de "Assuntos Diversos" tudo pode suceder e só quem está presente naquela sala saberá falar de que assuntos se falaram. 
   Como não estou presente, o meu assento, no lugar do público, tenho quase a certeza que está sem ninguém, porque simplesmente não há público a assistir e muito menos para falar quando já todos estão fartos de ali estar sentados e a debater os diversos assuntos, que só os próprios sabem quais são.
   Com pena minha, pois eu tinha escrito no meu caderno de notas, algumas questões que dizem respeito à Freguesia de Malcata, portanto do interesse de muitos malcatenhos. 
   A primeira pergunta diz respeito às promessas eleitorais, umas feitas em 2017 e outras em 2021, escritas no manifesto eleitoral das eleições autárquicas em Malcata, em nome do PSD.  Gostava de ouvir o senhor Presidente da Junta sobre o que nos tem a comunicar acerca do projecto da criação do rebanho das cabras nos baldios da Freguesia. Em 2019, o senhor Presidente anunciou na Agro-Raia, realizada em Malcata, que o rebanho demoraria 2 anos a construir e as primeiras cabeças de gado estariam no novo "curral".
Passados 5 anos, o que nos tem a comunicar sobre o que está a acontecer com o rebanho e o projecto no terreno? Os anos passaram e cabras nos baldios, nem sinais !
   A segunda questão, dirigida também ao senhor Presidente da Junta, perguntava-lhe quando estava a pensar abrir o Núcleo Identitário da Freguesia de Malcata, isto é, a tão prometida Sala de Memórias, 
promessa que, tal como o rebanho, já transitou dos mandatos dos executivos anteriores e aos 6 anos deste executivo, não vislumbrando qualquer sinal que irá abrir em breve. Quando é que os malcatenhos podem visitar este lugar de memórias? 
   A terceira e última questão é sobre a Zona de Lazer da Freguesia e sobre o Alojamento Local. Na barragem, houve já a promessa do Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, que estava disposto a construir o tão desejado e necessário "paredão" de Malcata, que irá criar um pequeno lago junto à Zona de Lazer. Já a Freguesia de Malcata, podia responder esclarecendo duas dúvidas: qual vai ser o futuro da Zona de Lazer (piscina incluída) e como estão quanto à ocupação do Alojamento Local, que a Freguesia quis administrar? 
   


   Claro que tenho mais perguntas que gostava de fazer. Mas visto já terem aqui diversos assuntos para esclarecer, por estas perguntas me fico. 
   Antes de encerrar a minha intervenção, tenho a dizer a todos os presentes na Assembleia de Freguesia, que lamento não haver quem me acompanhe nesta matéria de querer conhecer o que acontece e irá acontecer na nossa freguesia, pessoas que me acompanhem a escrever sobre os problemas da nossa aldeia. Eu não ganho dinheiro com aquilo que escrevo ( e que o faço desde 2006), bem com as fotografias que vou publicando. Também não sou pertença de grupo políticos, mas sinto-me um cidadão
como qualquer um de vós e que se interessa pela vida pública da nossa freguesia, sem pretender entrar na vida particular ou privada de ninguém, somente manifestar em público, as minhas opiniões e sugestões que possam ajudar na resolução das dificuldades que aparecem todos os dias. 

   Eu sei e sabem alguns malcatenhos que sou incomodo para certas pessoas da freguesia e essas mesmas pessoas têm aversão para com a minha pessoa, não gostam do que escrevo, principalmente quando me revelo contra determinadas atitudes, decisões e comportamentos assumidos conscientemente
por gente a que eu designo de "medíocre e sem sentir o verdadeiro amor e serviço à comunidade". 
   E quero que saibam que não vou deixar de escrever e fotografar só porque não convém aos conformados da aldeia, aos donos de tudo, mesmo sabendo que não agrado e as palavras possam ferir a sensibilidade das pessoas.  A minha divisa é escrever e não ficar calado. Não me revejo como pessoa mal educada ou mal criada, muito menos a desprezar os valores que os meus pais me transmitiram e outros que fui ganhando como pedras para construir o meu castelo, o meu eu. Não me peçam isso porque é impossível eu ignorar a realidade. 

Sem comentários: