6.1.21

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO POSTAL DO SABUGAL VAI PARA A CIDADE DA GUARDA?

 


Os CTT Correios de Portugal estão a reconfigurar a empresa.
Os Centros de Distribuição Postal há uns tempos que estão em reboliço. Não é só o Centro do Sabugal que fica agregado à Guarda, Em 2014 o Centro de Distribuição Postal da Trofa encerrou e foi agregado ao de Santo Tirso; em 26 de Setembro de 2020, encerrou o CDP de Vinhais, que se juntou ao de Bragança; o CDP de Vimioso também encerrou e agregou-se ao de Miranda do Douro. E outros CDP continuam a ser encerrados.
As justificações dos CTT são todas iguais: concentração de serviços nos CDP, os centros existentes têm 30 anos de operacionalidade, muita coisa mudou e as máquinas são parte integrante da modernização da rede, melhorar os centros de distribuição postal, melhores condições de trabalho, com melhores equipamentos e instalações.
Todos os casos de deslocação dos trabalhadores de um CDP para outro estão a ser tratados de forma igual. Os autarcas todos apresentam os mesmos argumentos e todos se indignam quando a "bomba" rebenta.
Pelo que me foi dado ler, as estações de correio não encerraram os seus serviços. A grande mudança tem a ver com a deslocação dos trabalhadores da distribuição, que no caso do Centro de Distribuição do Sabugal, vão ter que iniciar o dia de trabalho na Guarda.
E mais tarde ou mais cedo, esta situação iria acontecer.
É mau? Claro que é, principalmente para os trabalhadores do CDP do Sabugal. Também o carteiro que iniciava o seu trabalho na cidade onde vivo, agora vai às suas custas para a cidade da Maia e de lá começa o dia de trabalho.
Esta concentração de centros de distribuição postal atinge muitos trabalhadores da empresa e as consequências é que eles têm de se deslocar algumas dezenas de quilómetros das suas residências, por sua conta e a jornada começa mais longe.
Então qual é o objectivo de concentrar mais trabalhadores nos Centros de Distribuição Postais que continuam a funcionar? Dizem os CTT que "têm como objectivo a melhoria das condições de trabalho, uma melhor prestação de serviços às populações e os mesmos carteiros continuarão a fazer a distribuição de correio nos mesmos locais, a única diferença, é o local de onde partem todas as manhãs".
E "nada se altera no que respeita aos serviços postais a que a população tem acesso, incluindo o levantamento de encomendas e correio registado". Foi assim que os CTT justificaram a deslocação dos trabalhadores do CDP de Vila do Conde para o Centro de Distribuição da Póvoa de Varzim, em Março de 2017. Termino a lembrar que a privatização dos CTT foi levada a cabo por um Governo PSD/CDS, em 2013. José Nunes Martins

Sem comentários: