20.6.19

AS FESTAS E TRADIÇÕES EM MALCATA

Malcata, adro da igreja Matriz em dia de festa

    Hoje vou deixar-vos aqui a celebração do Corpo de Deus na nossa aldeia, celebração que aconteceu hoje de manhã e voltando a procissão apenas às ruas da Ladeirinha, Praça do Rossio, Rua de Baixo e volta à igreja matriz. Como é tradição, as ruas por onde passou a procissão, foram ontem à noite decoradas com flores e ramos de outras plantas. A tradição já não é como era e com a opção de escolher o percurso mais curto para a procissão, as famílias que noutros tempos decoravam as suas varandas com flores e colchas, enfeitavam também as ruas da Moita, Tapadinha e da Fonte, a cada ano que passa mais desinteressadas ficam e sente-se alguma tristeza pelo facto da procissão não passar por onde durante tantas vezes já passou.
   Que povo o nosso! Aos poucos tiram-lhe tudo, aceitam tudo porque o tempo não dá para se esticar, nem os sacerdotes conseguem fazer o que deve ser feito com tempo, com pompa e circunstância e andam sempre numa correria para que nenhuma alma fique revoltada com eles. Sou levado a pensar que actualmente, possuir carta de condução e automóvel, é uma condição para ser pároco.
   A origem desta festa teve início no século XIII e tudo porque uma freira teve umas visões de Deus e esta mostrou o desejo de comemorar a Eucaristia. Foi o Papa Urbano IV que em 1264, oficialmente instituiu a data desta festa.

                                                         DIA DE CORPO DE DEUS-Procissão












































    Podemos ver mais fotos em Malcata.net, página Facebook

Sem comentários: